Desmantelada fraude fiscal milionária na venda de café em Rondônia

Só uma das empresas fictícias investigadas teria movimentado pelo menos 94 milhões de reais no esquema.

Uma das empresas envolvidas pertenceria a um suposto ‘laranja’ do empresário  Zé Jodam, atual vice-governador de Rondônia. A Folha de Rondônia News  não conseguiu falar com ele.

Com o nome “Macchiato”, do italiano, manchado: técnica de preparo do café,  Receita Federal e Polícia Federal amanheceram o dia de hoje (04/08) nas cidade de Rolim de Moura e Alta Floresta do Oeste, ambas no interior de Rondônia, cumprindo 11 mandados de busca e apreensão . O objetivo  é  desmontar grupo criminoso responsável pela prática de fraudes tributárias contra os cofres da União.

As investigações apontam que grandes empresários do estado de Rondônia, se valendo de “laranjas”, constituem empresas fictícias e, posteriormente, simulam, através da emissão de notas fiscais fraudulentas, transações de compra e venda de café. Após movimentar quantias milionárias, as empresas acabam sendo extintas sem, dando calote tributário  à Receita.

Apenas uma das empresas, na cidade de Rolim de Moura, movimentou em nove anos mais de R$ 94 milhões de modo simulado, a partir de empresas com algum indício de interposição.

Com clara divisão de tarefas, além dos beneficiários diretos, também foram identificados núcleos responsáveis pela criação das empresas fictícias, pela arregimentação de “laranjas”, pela emissão e controle das notas emitidas e pela movimentação dos valores provenientes das infrações penais investigadas.
Após a conclusão das investigações, os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, “lavagem” de dinheiro, falsidade ideológica e por crimes contra a ordem tributária.

O nome da operação – MACCHIATO – faz alusão a uma modalidade de preparo de café, tipicamente italiana. Traduzida do italiano, a expressão “Macchiato” significa “manchado”, o que acaba remetendo à mácula causada à imagem das grandes empresas beneficiadas pelo ilícitos fiscais e criminais praticados e, agora, reprimidos.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*