Ji-Paraná será reavaliada pelo Governo do Estado

Ji-Paraná será reavaliada pelo Governo do Estado

O prefeito de Ji-Paraná fez um comparativo com os números dos dez maiores municípios de Rondônia, onde a taxa de contaminação na cidade é bastante inferior a cidades como Porto Velho, Vilhena e Ariquemes, Jaru, Cacoal, Guajará-Mirim e Rolim de Moura.

O Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT) e o Senador da República Acir Gurgacz (PDT) estiveram reunidos no início da semana, em Porto Velho, com o secretário Chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, onde ficou definido uma reavaliação da cidade,  nas próximas horas pelo comitê de ações integradas do Governo do Estado para o enfrentamento do Covid-19.

Marcito apresentou os números da Secretaria Municipal de Saúde, mostrando que a situação de Ji-Paraná é agravada pela incidência dos demais municípios próximos a cidade, já que na macrorregião 2 do Plano de Ação do Estado, onde Ji-Paraná está inserido, possui 34 municípios e apenas 47 leitos de UTIs para toda essa região. Desses 47 leitos, apenas seis leitos estão em Ji-Paraná. Se levar em consideração a população das cidades vizinhas, são Seis Leitos disponíveis para cerca de 600 mil pessoas.

Conforme o Prefeito, a cidade mantém um número estável de casos ativos de Covid-19, onde, na maiori,a sintomas leves com o tratamento acontecendo do domicílio desses pacientes, tanto que o Hospital Municipal Claudionor Roriz está com 18 leitos clínicos vazios.

O prefeito fez um comparativo com os números dos dez maiores municípios de Rondônia, onde mostra que a taxa de contaminação na cidade é bastante inferior a cidades como Porto Velho, Vilhena e Ariquemes, Jaru, Cacoal, Guajará-mirim, Rolim de Moura.

“Se levarmos em consideração o quantitativo de análise por 100 mil habitantes, Ji-Paraná possui índices mais brandos as principais cidades do Estado. Entretanto, estamos sendo prejudicados pelo fato de nosso município estar localizado no polo de mais de 18 cidades”, disse.

Outro ponto colocado ao Governo do Estado é que seja priorizado os investimentos para colocar em operação 10 leitos de UTIs públicas que foram construídas no Hospital Municipal. A prefeitura está licitando a compra de equipamentos para instalação das UTIs, porém é necessário o aporte financeiro do Estado para contratação de profissionais Médicos e para o funcionamento das UTIs, já que estas Unidades Intensivas ficarão a disposição de vários municípios, não apenas para Ji-Paraná.

O senador Acir Gurgacz afirmou que é totalmente injusto com o comércio da cidade, o retorno para fase 1 do Plano de Ação Estadual, uma vez que o município de Ji-Paraná apresenta uma taxa de 86 % de curados e uma incidência para 100 mil habitantes bastante baixa, quando comparadas os demais municípios do Estado.

Após a reunião e com a entrega dos números relativos a Ji-Paraná, ficou definido uma reavaliação do município junto ao comitê de ações integradas do Governo do Estado para uma reclassificação da cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*