Testes do olhinho e coração disponíveis na maternidade do HM

O exame preventivo é obrigatório na rede pública e deve ser realizado antes da saída do bebê da maternidade.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), está realizando na maternidade do Hospital Municipal, o teste do olhinho, também conhecido como reflexo vermelho.

O exame preventivo é obrigatório na rede pública e deve ser realizado antes da saída do bebê da maternidade. O teste é mais uma garantia para as mães de Ji-Paraná e mais 17 municípios atendidos pelo Hospital Municipal.

O teste do olhinho serve para identificar precocemente alterações na visão, como catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, estrabismo e cegueira. É um exame indolor e rápido, realizado através de um aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido e assim é capaz de identificar alterações.

O procedimento não exige a presença de um oftalmologista e deve ser conduzido sob a responsabilidade técnica do pediatra da unidade.

O Hospital Municipal de Ji-Paraná registra uma média de 160 partos por mês.  De acordo com a pediatra Samila Araújo Santos, Médica responsável pela Clínica Pediátrica e Neonatal do Hospital Municipal, além do teste do olhinho, o teste do coraçãozinho também faz parte da triagem obrigatória após o nascimento.

A equipe de enfermagem do Hospital Municipal está passando uma capacitação para iniciar o teste do coraçãozinho em outubro, mais uma forma de garantir a saúde dos bebês. O teste do coraçãozinho é capaz de diagnosticar doenças ou alterações congênitas que podem prejudicar o desenvolvimento do recém-nascido, problemas que podem ser tratados se descobertos precocemente.

É válido ressaltar que todos os recém-nascidos já recebem as duas vacinas (BCG e Hepatite B) na alta da maternidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*