Projetos Comissão da Covid-19, com apoio do Sebrae, irá buscar projetos para atender microempreendedores, afirma Confúciopara microempreendedores

Comissão da Covid-19, com apoio do Sebrae, irá buscar projetos para atender microempreendedores, afirma Confúcio

Durante audiência pública remota desta terça-feira (13), na comissão mista do Congresso Nacional que fiscaliza as ações do governo no combate à pandemia do novo coronavírus, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) disse  que as dificuldades de acesso ao crédito por parte das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais têm comprometido a retomada do crescimento econômico brasileiro.

Para Confúcio Moura as microempresas têm muita importância na movimentação da economia e na geração de emprego, por isso precisam de crédito. “Vamos encontrar as alternativas para o ano de 2021.O parlamentar que é o presidente do colegiado, afirmou que junto ao Sebrae irá procurar projetos legislativos, dentre eles, o juro zero para atender os pequenos empreendedores.

Segundo o senador, hoje no Brasil, em torno de R$ 2,3 trilhões de reais é movimentado por ano pelos pequenos empreendedores. “Nós queremos é gerar empregos, e os microempreendedores individuais, as microempresas do Brasil são responsáveis pelo grande movimento da economia brasileira”, lembrou.

Quando foi governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura criou o crédito, empréstimo a juro zero pelo Governo do Estado através dos bancos, principalmente, para atender a Rondônia Rural Show, a maior feira de tecnologia rural do Norte do país. “Até R$ 50 mil reais o Governo do Estado pagava o juro”, disse o parlamentar, enfatizando a também a experiência exitosa semelhante de Santa Catarina no apoio aos microempreendedores individuais.

Na audiência pública os deputados e senadores membros da comissão, e convidados debateram também a falta de previsão orçamentária direcionada a políticas públicas de crédito para os pequenos negócios no Orçamento de 2021.

Participaram do debate o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinon; a presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos empreendedores Individuais de Santa Catarina (Fampesc), Rosi Dedekind; a presidente da Associação Brasileira das Organizações de Microcrédito e Finanças (ABCRED), Cláudia Cisneiros; o  vice- presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Luiz Lesse Moura;  o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago; o diretor do Departamento de Conformidade e Prevenção a Fraudes do BNDES, Bruno Laskowsky; o chefe do Departamento de Conformidade e Prevenção a Fraudes do BNDES, Luciano Quinto Lanz; o vice-presidente de Negócios e Varejos da Caixa Econômica Federal, Celso Leonardo Barbosa; o Gerente Geral da Unidade Clientes do Banco do Brasil,Neudson Peres de Freitas; o diretor Superintendente do Banco do Empreendedor, Luiz Carlos Floriani; a representante da associação de inovação das pequenas, micro e médias empresas no Estado de Santa Catarina, Cintia Ebert Huang;  e o representante do Banco Central, Gilneu Vivan.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*