Cronos x Virtus, qual sedã sai na frente?

Cronos x Virtus, qual sedã sai na frente?
Cronos, por sua vez, entrega cinco versões, com motores 1.3 e 1.8

O Cronos precisou 11 segundos para chegar à 100 km/h, já o Virtus foi mais devagar, com 12 segundos.

Os sedãs já foram os queridinhos no mercado automotivo brasileiro até serem substituídos pelos compactos esportivos. Mesmo que, hoje, não sejam mais tradicionais, eles continuam tendo o seu público. Estando no ranking deste segmento junto ao Chevrolet Prisma, Renault Logan, Nissan Versa e o Toyota Yaris sedãs: são eles o Fiat Cronos e o Volkswagen Virtus.

 

Neste duelo para saber qual deles sai na frente, briga essa entre um modelos Fiat e VW. O Cronos, por sua vez, entrega cinco versões, com motores 1.3 e 1.8, com câmbios manual, automatizado GSR ou automático com conversor de torque e 6 marchas. Mas a grande novidade do Virtus está na chegada da caixa automática, trazendo mais conforto, que também foi útil para diminuir os preço dentre as versões. Apesar da diferença, o Cronos entrega um motor mais robusto, bem como itens de série que são cobranças opcionais no Virtus.

Dentre os itens do Cronos, estão os controles de estabilidade e tração, sensor traseiro ao estacionar, faróis anti-neblina, assistente de partida de rampas e painel multimídia touchscreen de 7” com Android Auto e Apple Car-Play. Dois itens que o Virtus não possui e estão presentes no Cronos são o monitoramento de pressão dos

pneus e o stop-start, o sistema desliga o motor do veículo durante pequenas paradas, como em semáforos. No entanto, o modelo da Fiat vende à parte os airbags laterais, que já estão disponíveis como item de série no sedã da Volkswagen.

O design da parte dianteira do Cronos combina com o que o modelo tem a oferecer, com um capô de dois vincos extras e desenho que termina na grade frontal, isso é exclusivo do modelo, pois desenhos em formato de ondas na cor preta. O destaque está na parte traseira, com um desenho harmônico e lanternas horizontais ramificadas. Já o Virtus possui um design fluido em linhas retas e apenas alguns vincos. Sua dianteira é bem similar a do Polo, apresentando na traseira um caimento suave da coluna C e nas lanternas finas. Produzido na base do Argo, o Cronos têm 4.365 mm de comprimento e 2.520 mm entre-eixos. Já o Virtus utiliza de uma plataforma mais moderna, a MQB-A0 e oferece 4.480 mm e 2.652 mm entre-eixos, respectivamente. Ou seja, no Virtus a sensação de espaço interno é visível.

 

Apesar de possuir um espaço interno menor, o Fiat Cronos possui uma cabine mais sofisticada. A faixa exposta no painel se difere por sua tonalidade cor vinho. Em contrapartida, os assento do Virtus pressionam de forma segura e confortável o corpo dos passageiros em curvas abertas. Ao comparar os bagageiros, o Cronos é superior devidos aos seus 525L, contra os 521L do Virtus. O Cronos entrega mais potência devido ao seu motor 1.8 de 140 cvs de potência e 19,5 kgfm de torque, quando abastecido a etanol. No capô do Virtus está o motor 1.6 MSI de 120 cvs a etanol, que é bastante utilizado em alguns veículos da Volkswagen. Alguns detalhes deste motor são construídos em alumínio, comando duplo de válvulas e no escapamento incluído no cabeçote.

 

O Cronos entrega um ótimo torque a partir das baixas rotações, fazendo-o pegar impulso sem muito esforço. Isso não ocorre no Virtus: devido à sua menor potencialidade, é necessário solicitar mais do pedal para o acelerador, principalmente ao conduzir o veículo em rodovias, por exemplo, em momentos de saída de pedágios e ultrapassagens. Porém, todos os veículos têm seu ponto negativo, o do Cronos, está nos ruídos do motor dentro da cabine, assim como as mudanças de marchas são complementadas com leves pancadas. Ambos os modelos utilizam uma caixa automática de 6 marchas com opção de trocas sequenciais realizadas pela alavanca. No entanto, o funcionamento é mais agradável no Virtus. O Cronos entrega mais emoção na dirigibilidade, enquanto o Virtus é um veículo mais técnico.

O Cronos precisou 11 segs para chegar à 100 km/h, já o Virtus foi mais devagar, com 12 segs. Ao retomar 120 km/h, o Cronos fez em 10 segs contra os 12 segs do

Virtus. O Virtus também foi mais lento ao retomar 80-120 km/h. Fazendo 8 segs e o Cronos 7 segs.

A direção do Cronos é bem leve ao finalizar, seja em baixa velocidade ou em altas manobras. Já a direção do Virtus é mais objetiva nas respostas. As suspensões do Cronos possuem molas e amortecedores próprios, com uma calibração entre a confortabilidade e esportividade, destacando-se pelo ótimo controle da carroceria em suas acelerações, frenagens e em curvas. O Virtus disponibiliza também de amortecedores específicos e suspensão com molas, considerado mais confortável que o Cronos. Aliás, a versão do Cronus com rodas opcionais de 17” e pneus de medidas 205/45R17, sacrificam o conforto do veículo, enquanto as rodas do Virtus sendo aro 15” com pneus 195/65R15, faz dele um veículo silencioso. Ao contrário dos antigos veículos da Fiat, o acionamento do pedal do freio é bem mais sucessivo no Cronos e menos incerto comparado ao do modelo Virtus.

Outras qualidades do Cronos aparecem na baixa ocorrência de vento e no tamanho dos retrovisores na parte externa, que auxiliam no amplo campo de visão. O Cronos é o vencedor neste comparativo ao ser apresentar melhor nos quesitos peso-torque, potência própria e aceleração, assim como apresenta custo de revisões menores e um porta-malas maior em relação ao do Virtus.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam qual sai na frente entre os sedãs Cronos e Virtus!

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*