Derrota de Trump fragilizaria Bolsonaro no mundo e no Brasil, diz Ricupero

Derrota de Trump fragilizaria Bolsonaro no mundo e no Brasil, diz Ricupero

Nos últimos cem anos, houve três americanos que mudaram o país e o mundo, no sentido de ruptura radical com o que se fazia antes: Roosevelt, Ronald Reagan e Trump.

 

Uol – A vitória de Joe Biden nas eleições americanas completaria o isolamento do Brasil no mundo, exigiria uma reconstrução da relação com os EUA “a partir do zero” e iria obrigar o governo a repensar sua política externa. O alerta é do embaixador Rubens Ricupero, um dos nomes mais respeitado da diplomacia nacional no mundo. “Uma reviravolta muito grande nos Estados Unidos fragiliza a posição de Bolsonaro, que se torna muito precária no mundo e até no Brasil”, disse.

Ex-ministro da Fazenda e ex-ministro do Meio Ambiente, Ricupero serviu na embaixada do Brasil em Washington nos anos de Jimmy Carter e foi embaixador do país nos EUA décadas depois. Em uma longa entrevista à coluna, Ricupero avaliou o programa de Biden e o que representaria sua vitória para o Brasil.

“Se Trump for derrotado, a primeira consequência é mostrar que a onda que encarnou e parecia em ascensão irreversível – a onda do populismo nacionalista antiliberal anticientífico – foi revertida”, declarou. “Seria um autêntico terremoto, um pouco como despertar de um pesadelo”, afirmou. Mas ele lembra que desperta de um pesadelo não quer dizer o desembarque paraíso, mas sim na realidade. “É preciso deixar claro que a derrota de Trump será um acontecimento gigantesco, mas apenas cria condições para enfrentar os imensos desafios que enfrentamos”, afirmou.

Eis os principais trechos da entrevista:

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*