No interior de Goiás, prefeito morre de covid-19 um dia após ser eleito

Morre Didi Filgueira
Didi Filgueira (PTB), morreu ontem em decorrência de complicações da covid-19, um dia após vencer as eleições municipais

Foi a família quem abasteceu as redes sociais do candidato durante todo o período de campanha eleitoral.

Simone Machado
Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)
17/11/2020 13h54

O prefeito eleito em Itaguaru, interior de Goiás, Didi Filgueira (PTB), morreu ontem em decorrência de complicações da covid-19, um dia após vencer as eleições municipais. Didi, de 60 anos, estava internado desde outubro e teve uma piora no estado de saúde durante o final de semana. Ele nem chegou a saber que havia vencido a disputa eleitoral.

Segundo a família, Didi foi internado em um hospital de Goiânia no dia 1º de outubro, depois de ter os primeiros sintomas da doença. Na semana seguinte, foi transferido para a UTI e precisou ser intubado. No dia 30 de outubro, o então candidato teve uma melhora, e foi então retirada a ventilação mecânica. Porém, no último fim de semana, o estado de saúde de Didi piorou novamente.

Por causa da internação de Didi, foi a família que abasteceu as redes sociais do candidato durante todo o período de campanha eleitoral. Em um vídeo publicado ontem pela manhã, a esposa dele, Darcimeire Fernandes, e dois filhos do casal relataram que foram até o hospital dar a notícia da vitória nas eleições à Didi, quando souberam da piora em seu estado de saúde. “Viemos fazer uma visita ao Didi para dar a notícia sobre a vitória. Os médicos nos informaram que no sábado e no domingo Didi teve uma pequena piora, e essa piora persistiu. Então quero pedir a todos vocês: vamos orar pela saúde dele para que juntos possamos tê-lo perto de nós. Para que possamos comemorar a nossa vitória.

Poucas horas depois da publicação do vídeo, o prefeito eleito não resistiu e morreu. Como a morte de Didi foi devido a complicações causadas pelo novo coronavírus, não haverá velório. Didi deixa esposa, três filhos e dois netos. Para se despedir dele, um cortejo percorrerá as ruas da cidade, de pouco mais de cinco mil habitantes, amanhã, às 17h. Vice toma posse Didi foi eleito com 2.368 votos (53,90% do total), ficando à frente de Chitão (PP), que teve 1.936 votos (44,07%), Cleidinho (PSL), com 50 votos, e Marcley Galdino (Cidadania), que obteve 39 votos. De acordo com jurisprudência de casos semelhantes julgados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na hipótese de falecimento do candidato a prefeito após a data da eleição e em caso de único turno, o candidato a vice-prefeito deve assumir o cargo. O vice de Didi é Fernando Araújo (PDT), que deverá assumir como prefeito de Itaguaru em janeiro de 2021.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*