Quem será o presidente da Câmara de Ji-Paraná 2021? 

Vereadores de Ji-Paraná 2021
Aqui estão os 17 vereadores eleitos de Ji-Paraná, Rondônia.

A análise de Roberto Gutierrez não responde quem será, mas, aponta alguns dos muitos caminhos a serem seguidos.  

Situação

Vereadores de Ji-ParanáO presidente da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná a partir do dia primeiro de janeiro de 2021 poderá sair dentro de uma combinação entre PSDB, DEM e MDB, partido do prefeito-eleito Isaú Fonseca. Trata-se do MIL – Marcos, Isau e Laerte. 

 A tendencia é natural porque O senador Marcos Rogério (DEM-RO), o deputado Laerte Gomes forma a base inicial de coalizão que ajudará a governar com prefeito Isaú (MDB).   

“Lavo as mãos” 

Isaú dirá que não vai se meter e respeitar a independência dos poderes, mas, na vida real ele sabe que não é bem assim: até mesmo a cidade “sem poeira” – a plataforma de efeito que nutriu a campanha, precisa de uma Câmara de Vereadores que seja parte da solução dos problemas e não à prática de oposição sistemática.  

 Boa memória

Isaú sabe o que oposição ou pressão podem fazer: Não esqueça que ele foi presidente da Câmara quando José de Abreu Bianco era prefeito de Ji-Paraná.  

 Grupo dos 10 +… 

Exististe, no entanto, a possibilidade da união dos novatos formando o grupo dos 10. Para isso acontecer teria que contar com pelo menos dois vereadores eleitos pelo DEM, que tem como Cacique o senador Marcos Rogério.  

…+2

Há quem aposte na possibilidade de Nim Barroso e Admilson Procópio, ambos reeleitos, que poderiam se aliar ao grupo dos 10.  

Na moita 

Edinho Fidelis já disse nos bastidores que não vai disputar a presidência da Câmara. Isso pode até ser uma estratégia – afinal, Edison Fidelis Pai, é uma raposa velha na arte da articulação política. Numa dessas, na última hora, Edinho poderia até ser apontado como alternativa de um consenso, simplesmente porque não era uma ‘pretendente’ ao cargo. 

Pretendente 

Já o vereador eleito Edisio Barroso poderá trabalhar na formatação do Grupo dos 10, até porque ele nunca negou a ninguém que a presidência da Câmara é uma aspiração natural de quem está eleito. 

Lorenil 

Na mesma linha de Edinho, que se diz fora de qualquer pretensão à presidência da Câmara, o vereador Reeleito Lorenil Gomes, da base aliada ao prefeito Isaú Fonseca, diz que não quer ser presidente.  

 Lemos

Nesse grupo de reeleitos, Marcelo Lemos seria uma opção natural do deputado Laerte Gomes, ambos do PSDB, como nome a encabeçar uma chapa da mesa diretora. 

Constatação

Outros nomes vão surgir nas especulações à presidência, mas, independente de ser o grupo dos novatos ou dos reeleitos, quem tem possibilidade de oferecer espaço para que um vereador possa sobressair melhor no mandato, é o trio MIL – Marcos, Isaú e Laerte. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*