Família pede ajuda para atender idoso com câncer e covid em Jaru

O patriarca está com câncer e covid-19, a matriarca tem Alzheimer em estado avançado.

 

Mais-RO – JARU- Uma família jaruense está pedindo socorro, pois não sabe o que fazer para salvar um idoso.  No Instagram, a cantora e ativista cultural Marfiza de França, conta que tem lutado incansavelmente para manter o pai vivo, vista que ele está com câncer e agora com Covid-19. Segundo ela, na cidade de Jaru não tem médicos. “Contabilizo hoje 20 dias com meu pai em “cuidados paliativos” e ZERO atendimento médico porque o município não tem médico na equipe de atendimento ao idoso, mesmo nesses casos mais extremos”, disse ela. Por conta do câncer, o idoso já teve uma das pernas amputadas.  A mãe está com Alzheimer.

Lei Miriam Morata

Para ajudar com recursos financeiros os cuidadores de idosos que dão a vida pela vida dos pais, avôs em situação de riscos de saúde, foi criado um movimento para aprovar uma lei, a Lei Miriam Morata. Quem é Miriam Morata.  Ela é uma arquiteta de São Paulo que parou a vida pra cuidar do pai e depois de uns anos, da mãe. Ambos morreram com Alzheimer.
Ela já escreveu 3 livros sobre o tema e o grupo dela tem mais de 40 mil cuidadores de todo o pais.  Ela acabou se tornando uma referência. “Eu tenho conversado muito com ela e resolvi abrir a petição pra reunir apoio. Somos invisíveis pra o sistema e estamos atuando não apenas como filhos. Estamos suprindo a deficiência do estado pra com estes idosos”, contou Marfiza.

Manifestação no Instagram

Ninguém filmou a faxina, o jantar, os projetos culturais, a petição pra Lei Miriam Morata que estamos movendo em prol de amparo pra os cuidadores familiares… ninguém registrou as consultorias que dei, os telefonemas, as dúvidas e tampouco as dívidas.

Cada ação é movida por uma força sobrenatural, motivada por amor incondicional, mas nem por isso podemos parar de gritar por nossos direitos.

Quando eu pego peso percebo o quanto minha coluna está comprometida nesses 4 anos de luta e o quanto a Covid ainda pesa na conta da saúde, pelo peso extra e falta de atividades físicas. Se eu adoecer como fica?

Meus parcos conhecimentos de enfermagem me habilitam a fazer uma injeção pra dor, mas fiz mais por medo do hospital do quê por outro motivo. Não consegui evitar e nesse momento o meu irmão está internado em observação.

Por outro lado contabilizo hoje 20 dias com meu pai em “cuidados paliativos” e ZERO atendimento médico porque o município não tem médico na equipe de atendimento ao idoso, mesmo nesses casos mais extremos.

Assim como NUNCA teve neurologista e nem geriatra nesses 4 anos que estou aqui e nem antes disso.

Ontem meu pai ainda saiu da cama e respondeu alguma coisa mesmo só com gestos… hoje está mais apático e não falou uma só palavra. Está definhando na nossa frente. O corpo que lutou bravamente com Câncer não conseguiu vencer o Covid.

Nunca pensei que o Alzheimer tivesse um lado bom… mas, nesse momento, a minha mãe estar alheia à todo esse sofrimento cuidando das bonequinhas dela é um prêmio que ganho do edital de emergência da vida.

Assinem minha petição pela lei @miriam.morata Dêem essa moral! Nos ajude a ajudar.

Siga a @redecuidademim que é por lá que vamos mobilizar quem tem poder. link da petição aqui

Grata!

Para ajudar na busca de soluções como hospitais, médicos e apoios de modo geral, ligue diretamente pra Marfiza, (69) 9 8454 8212 .

Veja aqui o apelo dela no Instagram

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*