Prefeitos de Rondônia elegem Isaú presidente do Cimcero

Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia busca o fortalecimento das ações dos prefeitos com vistas à melhoria da qualidade de vida da população.

Roberto Gutierrez – Com discurso de união e a busca de soluções para os desafios administrativos, o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), tornou-se o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (Cimcero) para os próximos dois anos. Trata-se de uma associação de municípios que busca promover ações para desenvolver a Saúde, Educação, Obras, Saneamento, meio ambiente, entre outras, com vistas à melhoria da qualidade de vida das populações. A eleição aconteceu nesta sexta-feira (08), na sede do Cimcero, na cidade de Ji-Paraná. Isaú conseguiu 17 votos, contra 10 votos obtidos pelo prefeito de Nova Brasilândia, Hélio Mendes (PP), o qual, após o resultado foi indicado ao cargo de secretário da instituição.

Para o cargo de vice-presidente, o prefeito de São Miguel do Guaporé, Cornélio Duarte (MDB) foi o indicado; ocupando a suplência da vice-presidência o prefeito de Machadinho do Oeste, Paulo Henrique dos Santos, o Paulo da Remap (DEM);  na condição de secretário, o prefeito de Nova Brasilândia  Hélio Mendes (PP) e, como secretário-suplente, o prefeito de Urupá Célio Lang (PP).

O conselho fiscal será indicado pelos prefeitos na próxima semana.

Isaú lamentou que os prefeitos de Ji-Paraná que os antecedeu nunca se interessaram em disputar a presidência do Cimcero. “Cheguei aqui para dizer que não há pé, nem cabeça. Eu apenas tenho a caneta para assinar, mas todos nós é que vamos decidir juntos as melhores soluções para enfrentarmos nossos desafios”.

Apenas os ex-prefeitos de Ji-Paraná Ildemar Kusller, Acir Gurgacaz e Lonirto Rodrigues assumiram a presidência do Cimcero.

Programa ambiental e de Saúde

O consórcio oferece coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos urbanos, além de coleta transporte e tratamento e disposição final de resíduos de serviços de saúde.

Nos resíduos sólidos urbanos, na coleta e no transporte, são atendidos seis municípios; na disposição final, 22 municípios e, quanto ao resíduo do serviço de saúde, são atendidos 32 municípios.

O programa ambiental também oferece auxílio aos municípios na elaboração e na implantação de educação ambiental, de coleta seletiva e na sensibilização da população.

O Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia tem, na atualidade, 44 municípios consorciados e a meta, segundo o novo presidente, Isaú Fonseca, é avançar ainda mais.

Ontem, a prefeita de Chupinguaia, Sheila Flavia Anselmo Mosso (DEM) levou a minuta da lei para que os vereadores possam aprovar o ingresso do município ao Cimcero.

Vilhena, Cujubim, Rio Crespo, Cacaulândia, Monte Negro, Ariquemes e Vale do Anari são os municípios que ainda faltam para ingresso ao Cimcero.

Cornélio Duarte, Isaú Fonseca, Célio Lang, Hélio Mendes e Paulo da Remap
Prefeitos Cornélio Duarte, Isaú Fonseca, Célio Lang, Hélio Mendes e Paulo da Remap. Foto/Folha

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*