Morre “Roberto do Foto”, um dos pioneiros da fotografia em Ouro Preto

Roberto Suares Chanches

Boa parte da história da colonização de Rondônia no Projeto Ouro Preto foi registrada pelas lentes do Roberto do Foto.

Morreu nesta quarta-feira por volta do meio-dia, vítima da Covid-19, o ex-funcionário da Sucam de Rondônia Roberto Suárez Chanches. Ele tinha 79 anos de idade e estava desde o início deste mês hospitalizado em Cobija, capital do Departamento Pando, fronteira boliviana com o Brasil nos limites de Brasiléia, interior do Acre. A mulher dele Gladys Tejada Suárez , 76 anos, continua internada em Cobija com a Covid-19.

Roberto ingressou na Sucam no início da década de 1970 e trabalhou até meados dos anos 80 como ‘Malaieiro da Sucam: nome dado ao pessoal que ia de casa em casa para aplicar o BHC, inseticida para  matar o anofelino – mosquito transmissor da malária.

Ainda, na década de 1970, Roberto resolveu morar em Ouro Preto, quando ainda era projeto de colonização do Incra.  Uma de suas paixões era a fotografia. Adorava registrar suas aventuras no meio da mata como ‘malaieiro’. Mais tarde, o que era um hobby, acabou se tornando profissão quando montou um Foto em Ouro Preto. Desde então passou a ser conhecido como Roberto do Foto.

Quase todos os casamentos realizados na Matriz da Igreja Católica de Ouro Preto, na época do padre Camaioni foi registrado por Roberto do Foto.

Ele foi um dos fundadores do Lions Clube de Ouro Preto ao lado do engenheiro agrônomo João Valério da Silva Filho, o empresário Manoel Marques Cristovan e Agenor Nogueira da Rocha, todos já falecidos.

Roberto Suárez estava organizando o acervo de fotografias históricas para ilustrar o livro sobre a colonização de Rondônia que está sendo escrito pelo jornalista Roberto Guiterrez.

Nos últimos anos Roberto resolveu voltar para Bolíviae morar em Cobija onde continuou com a atividade de fotografia.

Roberto Suárez Chanches era natural de Madalena, Beni/BO. Ele completaria 80 anos no dia 18 de novembro. Roberto  deixa a mulher, os filhos Eloamy, Sílvia e Jorge e oito netos.

 

 

4 Comentários

  1. Un buen hombre, interesante, humano, amigo, apasionado y talentoso con la fotografía, muchos lo extrañaremos
    Descansa en paz amigo Roberto Suárez

  2. Grande homem, muito íntegro, muito cuidadoso, um exemplo de Ser Humano.
    Eramos amigos.
    Registro aqui minha admiração e respeito.
    Que ele descanse em PAZ.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*