PANDEMIA – Publicado novo decreto para Ouro Preto do Oeste

Pandemia Ouro Preto do Oeste
Vista parcial de Ouro Preto do Oeste - Parque Chico Mendes e reservas da Ceplac e Inpa.

O novo decreto flexibiliza horário de funcionamento do comércio graças à redução em quase 50% dos casos de Covid em oito dias.

Da redação
Roberto Gutierrez

A partir deste domingo (18/04) todo o comércio de Ouro Preto do Oeste poderá funcionar até às 23 horas. Só será permitido atendimento em 30% da capacidade, usos de álcool em gel, máscara e distanciamento. Não será permitido mais de cinco pessoas juntas na rua, nem mesmo andar nas vias públicas sem o uso de máscara. A fiscalização será uma constante. Na semana passada fiscais tiveram muito trabalho para assegurar o cumprimento do decreto.

IGREJAS

As igrejas podem funcionar, mas, obedecendo o distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e no máximo 30% da capacidade de pessoas.

CAMINHADAS

As pistas de caminha estão liberadas, mas é obrigado o uso de máscara. Haverá fiscalização. Morro Chico Mendes, Bosque Municipal, Praças e passeios públicos estão liberados, mas, seguindo a regra a qual proíbe mais de cinco pessoas próximas.

PROIBIDO

Fica proibida abertura de balneários, realização de festa. Quantos aos velórios, apenas com duas horas de duração apenas para casos de morte de não-covid-19.

Live do prefeito Alex Testoni

DECRETO GOVERNAMENTAL

As novas medidas de combate à pandemia definidas pelo prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni se respaldam no decreto 25.981 do Governo do Estado.

Alex falou sobre o decreto do Governador Marcos Rocha dando ênfase na informação de que Ouro Preto não possui sistema de alta complexidade na saúde, cabendo esse papel ao Governo do Estado, como o responsável pela manutenção das UTIs públicas em Rondônia o o atendimento a todos os casos graves. “Sendo assim, todos os casos de covid, que necessitam de UTI, é a Secretária de Estado da Saúde quem define as internações, até mesmo quando se fez necessário levar pacientes para outros estados,” explicou o prefeito.

As medidas de restrições adotadas em Ouro Preto do Oeste com o fechamento de todo o comércio a partir das 18 horas, incluindo supermercados e até as igrejas não podendo funcionar apenas à noite, por um período de oito dias, representou a redução de 50% a menos nos casos de pessoas infectadas com o vírus da covid-19. Até mesmo o número de pessoas internadas caiu pela metade.

NÚMEROS

Semana passada eram 25 pessoas internadas no HM. Neste sábado o número caiu para 12 pacientes. O centro de Covid estava atendendo 98 pessoas por dia. O número caiu para 57 pessoas. Semana passada eram 400 pessoas infectadas. Neste sábado número infectados da Covid caiu para 310.

A boa noticia foi dada neste sábado à noite em uma live protagonizada pelo prefeito Alex Testoni (DEM) que, mesmo com os resultados satisfatórios obtidos com as medidas de restrição, se mostrou apreensivo com a possibilidade da população relaxar com os cuidados necessários para conter a circulação do vírus.

“Se o Governo do Estado publica um decreto que flexibiliza as restrições, ele está dizendo para os prefeitos que pode confiar”, disse Alex, ao anunciar a flexibilização do horário de funcionamento do comércio e, ao mesmo tempo, chamando à população e os empresários à responsabilidade.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*