Ji-Paraná ganha álcool em gel produzido em uma escola Federal

Álcool em Gel IFRO

São quase mil e quinhentos frascos produzidos por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

A Prefeitura de Ji-Paraná recebeu a doação de mais de 1,4 mil frascos de álcool em gel 70% produzidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A entrega foi feita na manhã desta terça-feira (27), no Campus Ji-Paraná da instituição à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

São 1.482 frascos com 500 ml cada de álcool em gel 70%, 108 unidades, também com 500 ml, de álcool 70%, e 47 frascos de sanitizantes. A doação integra os esforços conjuntos para o enfrentamento aos efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A diretora-geral do Campus Ji-Paraná do Ifro, Letícia Carvalho Pivetta, explicou que o projeto desenvolvido pela instituição já produziu mais de 6 mil litros de álcool em gel, que foram repassados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“No ano passado, produzimos em torno de 5 mil litros de álcool em gel e, neste ano, a nossa produção está em torno de 1,5 mil litros. Também temos os projetos que produzem as máscaras de acetato [face shield] e máscaras de tecido, que são entregues de forma totalmente gratuita”, explicou Letícia.

O titular da Semusa, Ivo da Silva, ressaltou a importância do álcool em gel como ação de combate à proliferação do coronavírus. “Se uma pessoa deixou de se contaminar pela Covid, por conta do álcool em gel produzido pelo Ifro, já é motivo para comemorarmos, pois não temos como mensurar o valor das vidas humanas”, afirmou o secretário.

Da doação recebida, o Departamento de Almoxarifado da Semusa ficará responsável por repassar 100 frascos de álcool em gel, 108 unidades de álcool 70% e 47 sanitizantes ao 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM). Além de 150 unidades de álcool em gel para a Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) de Alta Floresta e outros 200 frascos para a Unidade Sesc Ji-Paraná.

O titular da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Volnei Inocêncio, também participou da cerimônia de entrega. O secretário reforçou que a determinação do prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), é de que as pastas municipais se unam e busquem parcerias para a melhora da situação do município.

“A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do direcionamento do prefeito Isaú Fonseca, espera que todas as secretarias consigam promover essas parcerias, como essa que está sendo feita hoje, entre a Semusa e o Ifro”, afirmou Volnei.

Também participaram da cerimônia a diretora do Departamento de Almoxarifado da Semusa, Ana Hérica Soares; a professora responsável pela Coordenação de Formação Inicial e Continuada (CFIC) do Ifro, Leiva Custódio Pereira; e a técnica em química e colaboradora do projeto, Fernanda Rodrigues de Siqueira.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*