Prefeitura de Ouro Preto a um passo para assumir a Caerd

O Rio Boa Vista, que é abastece a estação da Caerd de Ouro Preto do Oeste, também é palco de aventuras de caiaque

A reunião para decidir o futuro da Caerd deve acontecer, o mais tardar, no fim desta semana; aguardando apenas definição na agenda do governador

Da redação/Folha de Rondônia News – Uma reunião entre o governador de Rondônia Marcos Rocha (sem partido) e o prefeito Alex Testoni (DEM) poderá selar o destino da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) em Ouro Preto do Oeste.

Motivação

A falta de investimentos por parte da Caerd há pelo menos 30 anos, somando ao crescimento da cidade e a deficiência na estação de captação de água, são os motivos que levaram ao prefeito Alex prometer na campanha eleitoral que faria de tudo para que a prefeitura assuma a distribuição de água em Ouro Preto.

Compromisso

O prazo dado pelo próprio prefeito para que isso acontecesse já está no limite. “Eu quero que o governo passe para nós a Caerd, pois, só assim, teremos como garantir os investimentos necessários em benefício dos consumidores”, disse Alex.

Autossuficiente

Segundo Alex, são quase R$ 400 mil reais que a Caerd arrecada todos os meses em Ouro Preto. “Se esse dinheiro fosse usado para investimentos na melhoria do abastecimento de água, ao invés de ir todo para a Caerd com sede na Capital, os consumidores não estariam passando por dificuldades no abastecimento”, comentou o prefeito em uma live.

A única captação de água da Caerd em Ouro Preto do Oeste fica no rio Boa Vista,

Racionamento

Conforme revelou o prefeito, a Caerd dotou recentemente os residenciais Colina Park e Amazonas com poços artesianos. “Infelizmente a vazão dos dois, somados, mal chega a 9 mil litros por hora. –Insuficiente para a demanda, lamentou o prefeito, ao dizer que o racionamento para este período de seca que está começando já, foi anunciado pela própria Caerd. A única captação de água da Caerd em Ouro Preto do Oeste fica no rio Boa Vista, que neste período, ainda que as bombas fiquem 24 horas por dias ligadas, não dão conta de suprir as necessidades.

Funcionários

Boa parte dos funcionários da Caerd de Ouro Preto está aposentado ou em vistas de aposentadoria. Caso a Caerd passe a ser municipalizada, o prefeito garantiu que vai aproveitar os mais experientes, assumiria com ônus de transferências e faria o necessário para que não haja perda quanto ao know how. Alex disse que não vai prejudicar os servidores. “Para que tudo isso se torne realidade, em benefício da população, acredito que poderemos contar com a sensibilidade do Governador Marcos Rocha para se tornar uma peça importante nesse processo de mudança que quer apenas dar um novo rumo compensatório aos últimos 30 anos de falta de investimentos que levaram à Caerd de Ouro Preto viver esse momento tão difícil penalizando a população”, concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*