“Rachadinha” na Câmara de Candeias tem desdobramentos

Prestação de contas de EdCarlos deve ser rejeitada esta semana pelo TCE-RO.

Nova denúncia engrossa acusações contra o vereador Edcarlos dos Santos (Avante). Durante sua gestão, funcionários concursados, depois de anos nomeados e empossados, começaram a “terceirizar” suas tarefas durante o expediente oficial para ganhar diárias, obter contratos emergenciais no Governo do Estado e fazer faculdade – tudo com o conhecimento do ex-presidente da Câmara e de todos os membros da Mesa Diretora.

Esta marcada para amanha a sesso em que a prestação de contas de Edcarlos deve ser rejeitada pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. Por unanimidade, e com o aval do Ministério Público, os cinco conselheiros adotaram a técnica do “distinguished” para rechaçar a defesa de Edcarlos. A Corte de Contas desclassificou a comparação com as contas de Sáo Felipe D’Oeste, considerando que o desperdício de dinheiro publico havia sido muito maior em Candeias.

O tribunal deve condená-lo por torrar mais de R$ 116.000,00 por mês pagando subsídios aos 11 edis, alem de salários e diárias para os 9 (nove) servidores e cerca de 20 (vinte) comissionados.

Agora, a Folha de Rondônia apurou que o desmazelo no setor de pessoal da Câmara de Candeias não pára por aí: depois que o primeiro e único concurso público, em 2012, se transformou numa pendenga judicial que se arrastou por quatro anos, com a posse definitiva apenas em 2016, funcionários que tomaram posse para cargos de nível Fundamental encontraram um “jeitinho” de melhorar de vida às custas do contribuinte: “terceirizavam” suas obrigações funcionais, ou seja, contratavam por conta própria amigos, conhecidos e parentes para realizar suas tarefas no horário de expediente, pagando-lhes do próprio bolso.

Objetivo: poder frequentar faculdades, incorporar a seus contracheques gratificação de nível superior e, por fim, ganhar contratos emergenciais no Governo do Estado. A prática, endossada pela cúpula da vereança, prossegue até hoje, com a desculpa da pandemia de Covid-19, mas totalmente ao arrepio da lei.

Caso o Ministério Público se interesse, basta intimar a Mesa atual a fornecer as folhas de ponto dos servidores da Câmara de Candeias desde 2018 e as folhas de ponto, por exemplo, da Secretária de Estado da Saúde no mesmo período.

As ordens de pagamento e os créditos em conta simultâneos vão revelar como a máquina era bem azeitada, segundo fontes que se negaram a participar deste novo esquema, iniciado por Edcarlos e suspenso apenas no mes passado, quando foi publicado o acórdão do TCE-RO que rejeita as contas do ex-presidente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*