Mosquini avança nas tratativas para implantação da balsa em Costa Marques

A balsa interligará o Costa Marques, no ldo brasileiro, ao Puerto Ustarez/Departamento do Beni/Bolívia.
A balsa interligará o Costa Marques, no ldo brasileiro, ao Puerto Ustarez/Departamento do Beni/Bolívia.

A ação é esperada por muitos, pois, marca o início de importantes relações comerciais entre o Brasil e a Bolívia.

O deputado federal Lucio Mosquini, vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal, anunciou nessa quinta-feira (02) um importante avanço nas tratativas com governo boliviano para implantação da balsa em Costa Marques.
A ação é esperada por muitos pois marca o início de importantes relações comerciais entre o Brasil e a Bolívia.
O Congressista promoveu nesta semana, através de videoconferência, uma reunião que envolveu várias autoridades e representantes do governo federal, Receita Federal, Ministério do Meio Ambiente, e o representante da Embaixada Boliviana, Sr. Faleg Valdez Copas que é Primeiro Secretário e Encarregado de Negócios.
Durante reunião foi abordado algumas pautas tais como: Estudo de Viabilidade Econômica, Implantação e Alfandegamento da Balsa de Travessia no Rio Guaporé que interligará o município de Costa Marques no à Puerto Ustarez / Departamento do Beni / Bolívia.
Mosquini destacou que essa é uma luta que começou no ano de 2015, a pedido do deputado estadual Lebrão. “A receita federal precisa alfandegar essa travessia, nós temos um potencial econômico enorme com a Bolívia”, destacou.
Com a implantação da balsa, Rondônia vai poder vender seus produtos para a Bolívia e fomentar ainda mais o agronegócio na região. A Bolívia possui a maior reserva de sal do mundo, com a nova rota comercial, o Brasil conseguirá importar o sal boliviano que possui um preço irrisório.
“Cerca de 90% de todo sal consumido hoje no Brasil vem do estado de Rio Grande do Norte, são mais de 5 mil quilômetros de distância até Rondônia, isso onera o preço. Vamos poder comprar sal aqui ao lado, na Bolívia, com um preço reduzido, vai melhorar na cozinha sem falar os produtores de gado que terão acesso a um sal mais barato”, frisou o Parlamentar.
O deputado Lucio Mosquini tem agenda marcada para fim deste mês em Costa Marques. O objetivo é promover no dia 30 de setembro uma audiência pública para mostrar para toda comunidade local as vantagens econômicas da Integração Brasil / Bolívia.
Após isso o Parlamentar irá em missão oficial até o município de San Joaquim, Departamento do Beni / Bolívia, entregar para a prefeita local o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica – EVTE.
A missão oficial vai terminar com outra audiência pública que será realizada na sede da Prefeitura Municipal de Trinidad, capital do Departamento do Beni / Bolívia.
“É preciso construir essa relação comercial, nossa finalidade é valorar o potencial de integração e desenvolvimento socioeconômico da região do Vale do Guaporé. Não tenho dúvidas que estamos construindo um grande corredor de integração econômico-comercial, cultural e turística em Rondônia” finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*