Por que combustível em Rondônia é mais barato que no RJ? – coluna do Gutierrez

Você já pensou por que combustível em Rondônia é mais barato que no Rio de Janeiro? Ji-Paraná tem Cracolândia; Cesar Cassol é boliviano; sancionada hoje lei que afrouxa a  improbidade administrativa. Coluna do Gutierrez

El Cassol boliviano

O ex-deputado estadual de Rondônia César Cassol, ao se tornar cidadão boliviano, perdeu a cidadania brasileira. Sendo assim, não pode mais ser candidato a cargo político no Brasil. César  é irmão do ex-governador Ivo Cassol, tem muitos empreendimentos em Rondônia e se tornou um grande empresário e pecuarista na Bolívia. Um de seus trunfos de influência em território boliviano é o de ser amigo do ex-presidente Evo Morales.

Balsa em Costa marques

Por falar em Bolívia, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB-RO) realizou no início desde mês uma Live para debater sobre a implantação de uma Balsa no rio Guaporé, em Costa Marques, para assegurar o mercado entre o Brasil e a Bolívia nessa fonteira.

Combustível barato

Você já parou para se perguntar por que o combustível em Rondônia, mesmo com as altas constantes, ainda é mais barato que no Rio de Janeiro onde tem refinarias?

Os motivos são dois:

Rondônia é abastecida pela refinaria de Manaus e a ATEM, empresa que comprou essa refinaria da Petrobras, não paga imposto porque conseguiu na Justiça liminar argumentando que a refinaria está na Zona Franca de Manaus mesmo com a legislação da Zona França atestando que a isenção não se aplica para combustíveis!

Sem concorrência

Dessa forma a ATEM não paga Pis, Confins e ainda tem a seu favor a diferença de alíquota ICMS por estar em Zona Franca. Ou seja, nenhuma refinaria no Brasil consegue concorrer com a ATEM que repassa uma pequena parte

Daniel Pereira

O ex-govenador de Rondônia Daniel Pereira já recebeu convite de filiação de três partidos assegurando a que ele espaço para que seja candidato a senador em 2022. Daniel é filiado ao Solidariedade, superintendente do Sebrae e usa de sua experiência e conhecimento para estreitar laços econômicos de Rondônia com a Bolívia. Na intimidade com amigos, Daniel faz imitações do ex-presidente Lula, o que despertar muitos risos dos amigos.

Cracolândia em Ji-Paraná

O centro histórico de Ji-Paraná conquista ares de uma grande metrópole. O problema é que essa qualidade vem com o pior dos piores males do mundo contemporâneo: o mundo das drogas.  O centro que envolve um cenário composto por Catedral Dom Bosco, Museu das Comunicações, Teatro Dominguinhos, parte do setor bancário e às margens do rio Machado, tornou-se a ‘cracolândia’ em Rondônia.

Zumbis

Durante à noite e até mesmo ao dia, jovens e adultos são vistos perambulando como se fossem ‘zumbis’, consumindo drogas e agindo como pedintes – farrapos humanos.

Insegurança

O índice de furtos nesse setor da cidade tem crescido assustadoramente. Os fios de energia elétrica da biblioteca doutor Ciro Escobar foram furtados na última semana. Essa não é a primeira vez e nem será última. Não há vigia no local.

Socorro

O problema da Cacorlandia New made in Ji-Paraná, apesar dos reflexos na segurança pública, é principalmente um grave problema de saúde pública. Com a palavra, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Afrouxamento

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que altera a lei de improbidade administrativa. O decreto consta no Diário Oficial da União desta terça (26/10) e passa a valer sem vetos ao texto oriundo do Congresso. Dentre as mudanças está a determinação de que agentes públicos apenas poderão ser responsabilizados por atos de improbidade quando houver comprovação de dolo, isto é, intenção de cometer o crime.

Esse texto é visto como um afrouxamento da legislação que fiscaliza a conduta de agentes públicos. Ele teve aprovação do Congresso no final de setembro deste ano. No Senado, recebeu 47 votos favoráveis e 24 contrários.

Infelizmente

O governo brasileiro insiste em metas irreais de redução de gases do efeito estufa, com base em relatórios defasados. Isso é o que ficará claro no encontro do Clima, semana que vem em Glasgow, na Escócia.

Bolsonaro

Ex-ministros vão ao STF após Bolsonaro acusá-los de pedofilia. Entre os postulantes há integrantes dos governos Lula, Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso.  Os ex-ministros que se sentiram ofendidos são: Gilberto Vargas, Ideli Salvatti, José Gregori, Maria do Rosário, Mário Mamede, Nilmário Miranda, Nilma Lino Gomes, Paulo Sérgio Pinheiro, Paulo Vanucchi, e Rogerio Sottili.

Sérgio Moro

Declarar suspeito um juiz, anulando seus atos, prova, sem sombra de dúvida e para qualquer corrente jurídica, a inocência de um condenado? Sérgio Moro, cuja esposa participou ontem do programa Conversa com Bial, não concorda, acha que o povo está com ele e quer enfrentar Bolsonaro e Lula na disputa para presidente da república em 2022.

Procurado

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, disse que só pretende se entregar quando a Interpol agir. A declaração foi dada durante um boletim de notícias no canal do portal que ele comandar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*