“Brasil precisa assumir liderança na discussão de temas ambientais”, afirma Acir Gurgacz

"Brasil precisa assumir liderança na discussão de temas ambientais", afirma Acir Gurgacz
O senador Acir Gurgacz participa da COP26.

“Estamos fazendo a nossa parte e queremos a participação dos países ricos, que já destruíram suas florestas e precisam compensar ambientalmente quem ainda possui e protege as suas florestas”, frisou Gurgacz.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Comissão de Agricultura, fez, na manhã desta sexta-feira, 12, em sessão deliberativa da comissão, um relato de sua participação na COP26 – a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorreu em Glasgow, na Escócia.
Para Gurgacz, o principal aprendizado que teve na COP26 é que o Brasil precisa exercer o seu papel de potência ambiental. “Não há país com maior potencial ambiental do que o Brasil e precisamos tomar a dianteira, exercendo o nosso papel de líder na discussão dos problemas ambientais do Planeta”, disse Gurgacz.
O senador rondoniense destacou que a participação do Senado, da Comissão de Agricultura e demais comissões na COP26 foi no sentido de mostrar ao mundo que o Brasil está cumprindo suas metas ambientais e que exige dos países ricos a mesma responsabilidade e compensação ambiental. “Estamos fazendo a nossa parte e queremos a participação dos países ricos, que já destruíram suas florestas e precisam compensar ambientalmente quem ainda possui e protege as suas florestas”, frisou Gurgacz.
O senador disse que, em diversos momentos e encontro com líderes mundiais, apresentou os resultados alcançados pelo Brasil na redução da emissão de gases de efeito estufa e outras metas ambientais para o enfrentamento das mudanças climáticas. “Conseguimos, sobretudo, mostrar que o Brasil tem uma agricultura moderna, produtiva e que está num processo de transformação para ter uma das agriculturas mais sustentáveis do Planeta. Essa foi a grande mensagem que levamos para a COP26”, completou Gurgacz.
Na sessão deliberativa foi aprovado requerimento para realização de ciclo de palestras e debates da CRA em Buritis (RO), no dia 6 de dezembro, para debater a implementação de projetos destinados ao desenvolvimento regional, novos instrumentos para a regularização fundiária, estudos visando à conclusão da BR 421 e os processos para a duplicação da BR 364.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*