Autorizada balsa Brasil/Bolívia em Costa Marques, Rondônia

Uma luta que começou há seis anos pelos deputados Lúcio Mosquini e Eurípedes Lebrão tem sinal verde do governo federal para operar com a travessia de cargas exportação/importação com a Bolívia.

Da redação
Roberto Gutierrez

Está previsto para começar a funcionar no primeiro semestre do ano que vem (2022) a Balsa internacional do Rio Guaporé que ligará o tráfego de carga e veículos de Costa Marques, em Rondônia, com a cidade boliviana de Buena Vista. A notícia foi confirmada na nesta quarta-feira durante audiência na Secretaria Nacional da Receita Federal em Brasília.

Além de representantes da ANTAQ, ANVISA, Polícia Federal, Ministério da Agricultura, Embaixada da Bolívia e Ministério das Relações Exteriores, participaram o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB-RO), quem buscou os meios para essa audiência, bem como o deputado estadual José Eurípedes Lebrão, e o prefeito de Costas Marques Vagner Miranda da Silva, Mirandão.

Trata-se um passo impostante para alavancar os negócios de Rondônia, na Região do Vale do Guaporé, com a Bolívia, em especial para a Agricultura e a pecuária, comentou Mosquini.

De início, em caráter experimental,  a balsa funcionará duas vezes por mês para travessias das cargas de importação e exportação, podendo também ser feita a travessia  veículos, mas, apenas nestes dois dias. Dependendo da demanda, poderá aumentar o numero de dias, conforme informou o deputado Lúcio Mosquini.

Atualmente a travessia  de Costa Marques para Buena Vista, na Bolívia, é feita apenas para pedestres em pequenas embarcações. Não há necessidade de visto ou passaporte.

A Receita Federal e a Polícia Federal estarão atuando em conjunto para a manutenção da travessia legalizada tendo como gestor do Projeto o Município de Costa Marques.

 

1 Comentário

  1. Muito bom. Os pessimistas aparecerão para dizer que vai aumentar o tráfico de drogas. Mas as autoridades também terão melhores meios de combater. Parabéns aos deputados.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*