Confúcio- Comissão do Senado aprova projeto Selo Verde

O projeto ‘Selo Verde’, de autoria do senador Confúcio Moura, estimula benefícios a empresas parceiras do meio ambiente.

A comissão de Meio ambiente do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (15), o projeto de Lei nº 5.692/2019, do senador licenciado Confúcio Moura (MDB-RO), que institui o selo “Empresa Parceira do Meio Ambiente” e confere vantagens a essas organizações nas contratações públicas. A proposição foi relatada pelo senador Jaime Campos (DEM-MT).

O objetivo da matéria, segundo Confúcio Moura, é distinguir empresas que desenvolvam ou participem de iniciativas e ações que contribuam para a proteção do meio ambiente. Entre essas ações estão: criação e manutenção de áreas protegidas; recuperação de áreas degradadas; reflorestamento; pagamento por serviços ambientais; conservação da biodiversidade e conservação de recursos hídricos, entre outros.

O projeto estabelece ainda que a autorização para uso do selo, válida por dois anos, será concedida pelo poder público, por solicitação da empresa interessada. Sendo as despesas necessárias para a concessão e a fiscalização dessa autorização custeadas pelo solicitante.
Pelo texto, as empresas que produzem bens e serviços com rotulagem ambiental concedida pelo poder público, ou organismo de certificação credenciado no Sistema Brasileiro de Certificação (SBC), terão a margem de preferência.

Segundo o relator, as contratações governamentais movimentam recursos da ordem de 10% a 15% do produto interno bruto (PIB), uma cifra grandiosa o suficiente para estimular mudanças de comportamento, e ressaltou a importância do projeto.

Selo ambiental
Se a empresa abandonar as práticas que possibilitaram a obtenção do selo, ele será revogado, mesmo que o prazo de dois anos não tenha vencido. E caso mantenha as práticas verdes, a concessão do selo poderá ser renovada indefinidamente.

1 Comentário

  1. É fácil criar selo verde senador Confúcio! Criando reserva ecológica em área de terras particulares escrituradas e com título definitivo desde ano 1981. E tirar das mãos de pobres trabalhadores o sonho de uma vida toda de adquirir um pedaço de terra para ganhar o sustento da família. Isso é seu selo verde ! Fazer reservas em terras particulares na região soldado da borracha no município de cujubim é Porto Velho. Que vergonha para um homem eleito pelo povo rondoniense para lhes representa fazendo maracutaia debaixo dos panos nos seus últimos dias de governador .Confúcio vergonha de senador.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*