Candidaturas a governo ainda em construção – Coluna do Gutierrez

Diz a lenda que o senador Confúcio Moura estava na posse do Papa Francisco. O registro bem humorado tira qualquer dúvida desse ocorrido há nove anos. Seria um Cardeal do MDB disfarçado?

Ji-Paraná com mais de 100 vagas para medicina

A Faculdade de Medicina de Ji-Paraná, mantida pelo Ibmec Educacional Ltda, além do Centro de Ensino São Lucas e a Unijipa passam a oferecer 106 vagas para cursos de medicina autorizadas pelo MEC. As portarias autorizando os cursos aprovados pelo MEC foram publicadas no Diário Oficial da União no último dia 18 de março.

Jaqueline ou Mariana?

Uma mulher poderá ser a candidata a vice-governadora na chapa do senador Marcos Rogério (PL-RO) e outra mulher também está sendo cotada como candidata ao Senado na mesma composição. A Família Carvalho e a Família Cassol participam das conversações. Se confirmada esta chapa, o viceprefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB) será candidato a deputado federal.

Você deve estar perguntando: – E o Expedito Júnior, como fica? A informação é que, para assegurar uma composição ampla para fortalecer a candidatura de Marcos Rogério, Expedito abre mão de qualquer pretensão de candidatura.  #colunadogutierrez

MDB ainda é dúvida

Ainda é dúvida sobre qual caminho será tomado pelo MDB de Rondônia nestas eleições depois que o senador Confúcio Moura decidiu não ser candidato a governador.  Muito mais que candidaturas ao governo e ao senado, as negociações passam principalmente quanto à formação de uma boa chapa para deputado federal. É a quantidade de deputados federais eleitos que assegura ao partido a melhor fatia do repasse aos partidos e o financiamento público de campanha. #colunadogutierrez

Possibilidade

Se o Grupo do governador Marcos Rocha (PSL) tiver bons nomes sobrando para candidato a deputado federal e o MDB aceitar filiá-los, não está descartada a possibilidade de o MDB apoiar o atual governo à reeleição.  Isso tem que acontecer até o dia dois de abril, seis meses antes do primeiro turno das eleições de 2022: dois de outubro.

Já prazo da janela eleitoral destinada a candidatos que queiram mudar de partido sem o risco de perder o mandato termina dia primeiro de abril. #colunadogutierrez

E o Léo Moraes?

Se o MDB decidir apoiar Marcos Rocha, seria um banho de água fria nos planos do deputado Léo Moares que poderia contar com o MDB no projeto de uma candidatura a governador, a não ser que o grupo do governador trouxesse ele como nome ao Senado, algo um tanto nada provável.  #colunadogutierrez

…Léo Moraes vai sair mesmo candidato a Governador

A última informação é de que Léo Morares fechou com Jaqueline Cassol para ser candidata a senadora e Léo candidato a governador.  O sonho de Léo seria o de convencer a deputada federal Silvia Cristina a ser candidata a vice dele. Mas isso é uma outra história que dependeria de uma combinação de resultados, uma vez que Sílvia é a única polítia em Rondônia que na disputa pela reeleição para deputada federal tem potencial de passar da marca dos 80 mil votos.

Papa Francisco

Nos nove anos da posse do Papa Francisco, comemorado hoje, o humor não deixou por menos por conta de um ”flagrante” na solenidade de posse. Este cardeal ao lado não seria  senador Confúcio Moura?

 

“Coroné preguiça”.

O governador Marcos Rocha não deve saber sobre os boatos dos corredores dos tempos de que era militar da ativa com o apelido de “coroné preguiça”… “pensa num cabra marcha lenta!!” Ainda hoje, nos elevadores do palácio Rio Madeira, essa referência se faz presente. Depois dessa nota os ouvidos das paredes do Rio Madeira terão espiões de algum serviço de inteligência rara mais atentos. #colunadogutierrez

Anselmo e Daniel Pereira

Enquanto  Bolsonaro poderá contar com dois candidatos aliados ao governo de Rondônia e um palanque original que é o do PL, Luiz Inácio contará com o palanque do ex-deputado federal Anselmo de Jesus como candidato do PT a governador, ou o palanque de Daniel Pereira, que articula para se tornar o candidato de centro reunindo a esquerda  ao governo. Anselmo, cujo mandato de deputado sempre esteve a serviço da agricultura, nunca deixou de ter o respeito dos grandes do agronegócio de Rondônia hoje declarados homens de ‘Direita’. Isso não significa voto, mas, um pacto moral de não demonização. Daniel Pereira segue linha igual quanto à credibilidade com amplo lastro de respeito não só no meio do agronegócio, empresarial e de movimentos sociais. #colunadogutierrez.

Rondônia em alta

O ex-governador de Rondônia Daniel Pereira é nomeado pelo Ministério da Justiça para integrar o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Suas ações na segurança pública de Rondônia, quando governador, o credenciaram para esse conselho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*