Por que se eleger deputado federal por Ji-Paraná é difícil – coluna do Gutierrez

 Apenas três partidos podem ultrapassar com folga a casa dos 100 mil votos para deputado federal nestas eleições.

Na disputa para deputado federal em Rondônia, apenas três partidos teriam chance de ultrapassar com folga a casa dos 100 mil votos e eleger um deputado federal. Os demais partidos continuam na disputa, desde que cada uma faça ao menos 80% dos votos equivalentes ao cociente eleitoral. Além disso, o mais votado nesta situação precisaria fazer 20% dos votos do cociente eleitoral que, nestas eleições, pode ser 100 mil votos.

  1. Realidade em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná, apesar de ser o segundo maior colégio eleitoral de Rondônia com 90.535 votos, não será nada fácil se eleger deputado federal por conta da grande quantidade de candidatos de na mesma cidade. Os nomes já divulgados chegam 14 possíveis pré-candidatos.  Entre eles, dois se destacam como nomes de ponta: Silvia Cristina, que tenta reeleição e Jesualdo Pires, ex-deputado e ex-prefeito.

Para fazer essa análise, vou tirar Silvia e Jesualdo. Vamos supor que dez nomes sejam candidatos a federal em Ji-Paraná e que existam disponíveis 70 mil votos bons para deputado federal. Se cada um dos dez fizer média de 4  mil votos, teríamos 40 mil votos com esse bloco. Sobram 30 mil votos, que, em tese, seriam divididos entre Sílvia Cristina e Jesulado Pires. Nesta estimativa não estão computados os seis por cento que sempre vão para candidatos de fora de Ji-Paraná.

Com quatro mil votos conquistados na base eleitoral, como seria possível conseguir mais 30 mil votos fora de Ji-Paraná, ou quem sabe, ao menos mais 16 mil votos para conseguir alcançar os 20% do cociente eleitoral para ainda continuar na disputa caso o partido consiga fazer os 80% do cociente eleitoral?

Primeira e segunda chamadas

Pelos nomes apresentados nas nominatas até agora, e levando em contra os elementos estrutura, histórico eleitoral, área de abrangência e sustentação política, PL, União Brasil e PSD conseguem passar da casa dos 100 mil votos. O MDB pode alcançar os 100 mil votos. Outros partidos precisam fazer 80% do cociente eleitoral para disputar as quatro vagas restantes.  Pela primeira vez na história Rondônia poderá eleger oito deputados federais de partidos diferentes.

Colégio eleitoral

Segundo dados fornecidos pela Justiça Eleitoral de Ji-Paraná (16/04/2022) o município tem 90.535 eleitores aptos;  1.205 títulos eleitorais suspensos e 16.608 títulos cancelados ainda da época quantos aos eleitores que não compareceram para o recadastramento da biometria.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*