Morre dom Bruno Pedro, bispo emérito de Ji-Paraná

O bispo já havia sido diagnosticado com câncer intestinal e estava internado desde o dia 1º de junho no Hospital da Unimed, em Campo Grande.

Morreu nesta sexta-feira, 17 de junho, por falência múltipla dos órgãos, o bispo emérito de Ji-Paraná (RO), dom Bruno Pedron. O bispo já havia sido diagnosticado com câncer intestinal e estava internado desde o dia 1º de junho no Hospital da Unimed, em Campo Grande (MS).

 

Trajetória eclesial

Natural de Torreglia, província de Padova, no norte da Itália, dom Bruno nasceu em 03 de junho de 1944. Religioso da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (salesianos), veio ainda jovem para o Brasil. Cursou Filosofia no Instituto Filosófico de São Vicente em Campo Grande (MS) e Teologia no Instituto Pedagógico Salesiano Afiliato All’UPS Verona, em Saval, na Itália.

 

Foi nomeado bispo de Jardim (MS) em 1999. Ordenado em 21 de maio, dom Bruno tomou posse como bispo coadjutor em 04 de julho e como titular em 05 de agosto do mesmo ano. Em 2007 foi transferido para a diocese de Ji-Paraná (RO), onde tomou posse no dia 24 de junho. Em junho de 2019, o papa Francisco acolheu seu pedido de renúncia, por motivo de idade.

 

Dom Bruno também já foi presidente dos regionais Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Noroeste (Acre, Sul do Amazonas e Rondônia) da CNBB.

 

Nota de pesar

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de pesar pelo falecimento de dom Bruno Pedron.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*