Mandato de Resultados do senador Confúcio: espaço à participação popular

Um mandato parlamentar envolve vários aspectos que impactam a vida das pessoas.

Em função da redemocratização recente do País, o exercício da participação popular ainda está em construção – e deve levar um bom tempo para amadurecer. Para isso, os eleitos devem cuidar para que ofereçam condições de acesso às informações de interesses daqueles que os elegeram, como também os eleitores devem buscar acompanhar as ações daqueles que ajudaram a eleger. E isso é tão mais legitimo quanto maior for a transparência dada ao mandato pelos agentes políticos.

Um mandato parlamentar envolve vários aspectos que impactam a vida das pessoas. No caso do Senado, por exemplo, isso é ainda mais verdadeiro, pois as decisões tomadas pelos senadores alcançam toda a Nação. Neste sentido, a forma como votam os senadores – e como justificam os seus votos – é uma variável importante a ser observada pelos eleitores. “Sempre busco votar naquilo que me parece melhor para o País, para as pessoas. As vezes recebo críticas pelas escolhas, mas o erro faz parte. A história dirá se de fato errei”, se defende Confúcio Moura.

A agenda do parlamentar no seu estado é outro viés a ser observado, uma vez que ela pode estabelecer proximidade ou não com suas bases e com os seus eleitores. “Mesmo com a pandemia tenho ido à Rondônia e aos municípios sempre que posso. E vou para as ruas, para a militância partidária, para as organizações sociais”, garante o senador.

E, sobretudo, a destinação dada as Emendas Parlamentares deve ser objeto de atenção da população daqueles municípios beneficiados. “É o estágio mais evoluído da democracia e da cidadania; a participação popular. Não basta votar e cruzar os braços. Temos que ajudar os prefeitos, as prefeitas. As críticas, gente, feitas com respeito ajudam muito. Estar próximo da administração é, ao mesmo tempo, forma de estar informado e de cobrar as coisas”, enfatiza Confúcio Moura.

Ao estabelecer critérios muito objetivos para a destinação de suas Emendas Parlamentares e dar a máxima transparência ao mandato, o senador Confúcio Moura buscou criar as condições para que a população beneficiada pelas mesmas pudesse ajudá-lo a monitorar a efetivação de cada uma delas nos 52 municípios de Rondônia. Com 5 eixos bem definidos (Educação, Saúde, Inovação/Tecnologia, Infraestrutura e Segurança Fundiária), as Emendas do senador são objeto de análise aprofundada sobre a sua necessidade, o seu alcance e a ordem de prioridade dentre aquelas apresentadas pela administração municipal. “Decidi me concentrar nestes 5 eixos por achá-los mais estratégicos, abrangentes e necessários. Com os problemas relacionados à estas áreas solucionados, a vida do cidadão fica bastante facilitada”, acredita o senador.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*