Festa do Leite está de volta em Palmeiras, distrito de Nova Mamoré

O queijo gigante é uma das atrações da festa que entra para a quarta edição conforme foi conhecer os preparativos Cláudia Moura, candidata ao senado.

Na visita a Nova Mamoré nesta quinta-feira (11), a candidata ao Senado Federal Cláudia Moura reencontrou diversos correligionários do MDB. “A maior parte, eu friso, reconhecida ao valor de antigas amizades entre ex-governadores e membros do partido no município”, disse.

Cláudia admirou-se do progresso da cidade, notadamente da pecuária de corte e leiteira. Nova Mamoré está entre as três maiores bacias leiteiras de Rondônia.

Ela foi recebida pelo prefeito Marcélio Brasileiroe se encontrou com o primeiro prefeito José Brasileiro Uchôa, o Zé Brasileiro, eleito na década de 1980.

Nova Mamoré, na região oeste do estado, a 281 quilômetros de Porto Velho, tem 30,5 mil (IBGE 2019), IDH (baixo) de 0,587, PIB de R$ 419,4 milhões e renda per capita (por cabeça) de R$ 14,8 mil.

A candidata conversou ainda com o vereador Fábio dos Santos Braga, o Fábio Carcará (MDB), que também é sepultador e participou dos momentos de dor e emoção de famílias locais durante a fase cruel do novo coronavírus.

Dele, Cláudia Moura ouviu sublimes palavras. “Sou muito grato ao senador Confúcio Moura; antes de a senhora ser lançada ao Senado, a gente tinha um pré-compromisso com outra candidata, mas agora, nosso apoio é seu”.

Fábio Carcará elogiou-a e se referiu ao senador como “um grande ser humano que esteve duas vezes à frente do Governo de Rondônia.”

A respeito do mandato, o vereador disse ter sido eleito por suas condições de prestador de serviços à comunidade. Homem simples, ele já trabalhou em serraria, foi vigilante, passou no concurso da prefeitura e assumiu a vaga de sepultador. E ainda, há 15 anos, Fábio Carcará promove eventos para crianças.

Primeiro prefeito de Nova Mamoré, três mandatos, Zé Brasileiro fora eleito pelo MDB na década de 80, e conhecendo dois governadores também eleitos pelo partido: Jerônimo Garcia de Santana e Confúcio Moura.

4ª FESTA DO LEITE

O assunto em pauta na cidade é a próxima Festa do Leite, de 24 a 27 de agosto, na linha 20, distrito de Palmeiras. Cláudia se dispôs a ajudar na divulgação e já enviou para suas mídias o bonito card criado pelos organizadores.

“Estamos sedentos por essa festa”, disseram-lhe. É que a pandemia paralisou o acontecimento por duas vezes. Em 2019, a 3ª edição reuniu grandes atrações, destacando-se no evento a força da pecuária no estado.

“Pelo que pude notar, a expectativa do público é grande, porque essa 4ª festa conta com a força da pecuária, tem balcões de negócios, novidades tecnológicas, apresentações musicais, gastronomia, cavalgada e rodeio”, comentou a candidata do MDB ao Senado.

“Se pudesse estar presente, gostaria de assistir ao momento da apresentação do queijo gigante”, ela acrescentou.

É que, a cada ano o queijo produzido pelos pecuaristas de leite vai ficando maior. Em 2017, ele pesou 214 quilos; em 2018 alcançou 414 kg, e na 3ª festa, em 2019, chegou a 497 kg, e com mais três alcançaria meia tonelada.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*