Morre no Líbano ‘seo’ Riad, o Ji-Paranaense de coração

Última foto do seu Riad em Ji-Paraná antes de voltar de vez para o Líbano

Na década de 1980 se mudou para Rondônia e foi em Ji-Paraná que ganhou fama montando um dos melhores restaurantes de comida árabe.

20/09/2022 Roberto Gutierrez – Morre aos 87 anos de idade, na madrugada de hoje, no Líbano, o ji-paranaense de coração Riad Toufic el Hanach, o ‘seo’ Riad, que durante três décadas esteve à frente de um dos restaurantes de comida árabe mais famosos de Rondônia, o Riad Restaurante. A Folha de Rondônia News não teve acesso à informação sobre a causa da morte. Riad estava com Alzheimer em estágio avançado da doença. No dia 17 de janeiro deste ano, com o fim do agravamento da pandemia, Riad foi levado de Ji-Paraná para São Paulo. Valdeira Menezes, a Val, que durante muitos anos foi a chefe de cozinha do Riad, deixou o amigo na capital paulista com um enfermeiro que o acompanhou na viagem de São Paulo a Tripoli cidade na qual Riad passou a morar com uma irmã.

Filho de pai brasileiro nascido no Pará, Riad chegou ao Brasil pela primeira vez em 1966. Foi na cidade de Umuarama, no Paraná, que se tornou mascate. No fim da década de 1960 se mudou para São Paulo e passou a trabalhar em restaurante de comida árabe.

Na década de 1980 se mudou para Rondônia e foi em Ji-Paraná que ganhou fama montando um dos melhores restaurantes de comida árabe.

De comportamento sistemático e de tolerância quase zero, Riad despertava por isso um humor reservado a poucos.

Em uma de suas viagens ao Líbano, há quase 20 anos, Riad contou que passou por várias barreiras em período de conflito na Faixa de Gaza, voltou ileso, sã e salvo, mas, ao caminhar por uma calçada de Ji-Paraná quebrou o pé. A ironia dita por ele, é que enfrentou situações de perigo e foi quebrar o pé em Ji-Paraná, quando o prefeito era o Leonir Nico Rodrigues, ao dizer, com bom humor, que Nico teria bombardeado a cidade.

Há seis anos, assim que vendeu o restaurante, Riad foi para o Líbano, mas, acabou voltando para Ji-Paraná. Val, sua ex-chefe de cozinha, passou a cuidar do amigo.

Durante a Pandemia o Alzheimer provocou ainda mais a perda de memoria, foi aí que Riad acabou sendo levado para junto da família no Líbano.

Jeová, ao lado de Riad, é o atual dono do restaurante árabe

4 Comentários

  1. Conheci muito,seus quibes e espirra aberta eram uma delicia.Difícil será encontrar outro igual. Conheci Tbm seu irmão Jorge,foi meu amigo, um amor de pessoa, morreu já faz um bom tempo
    Que Deus conforte seus familiares.
    Descanse em Paz Riad

    RESPONDER

  2. Conheci muito, seus quites e espirra aberta eram uma delicia.Difícil será encontrar outro igual. Conheci Tbm seu irmão Jorge que foi meu amigo um amor de pessoa, morreu já faz um bom tempo
    Que Deus conforte seus familiares.
    Descanse em Paz Riad

  3. Frequentei o restaurante com minha primogênita ainda pequena para vocês aquele delicioso quibe que só lá era servido, depois conheci um prato delicioso com Carneiro desfiado também maravilhoso. Meus pêsames a toda família Riad.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*