Morre na Bahia Asha Ram, um dos maiores pesquisadores do cacau no mundo

Os trabalhos de Asha Ram ganharam notoriedade mundial em Ouro Preto do Oeste, Rondônia, não só com a vassoura de bruxa,  como com a monília, um fungo voraz que é a grande ameaça às lavouras de cacau na América Latina.

Roberto Gutierrez – Morre aos 79 anos e idade em Itabuna, na Bahia, de causas naturais,  o fitopatologista doutor Asha Ram. Ele era a único pesquisador especialista no mundo em monília, doença causada por um fungo chamado Moniliophthora roreri, que ataca somente os frutos do cacaueiro em qualquer fase do desenvolvimento. Por volta das 10 horas de hoje, foram tentar acordá-lo, mas estava morto.

Asha Ram era indiano,  formado na universidade Banaras Hindu University, fez PHD e doutorado na Imperial College London, na Inglaterra. Ele chegou ao Brasil em 1971 a convite do cientista Paulo de Tarso Alvim e se tornou um dos maiores pesquisadores da Ceplac.

Asha Ram fez inúmeras viagem à estação experimental da Ceplac em Ouro Preto do Oeste na década de 1970, para estudos para o combate à Vassoura de Bruxa – uma doença que ataca as lavouras de cacau, mas foi com estudos sobre a monília que ele ganhou notoriedade mundial chegando a publicar livros sobre seus trabalhos. No fim da década de 1980 se mudou para Rondônia com a família onde desenvolveu em Ouro Preto do Oeste seus trabalhos que contribuíram para o combate às pragas e o melhoramento genético do cacau.

Asha Ram era viúvo, deixa filhos netos e bisnetos. O enterro está programado para amanhã à tarde em Itabuna.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*