Apresentado no Congresso Nacional o Projeto Cidade Inteligente de Ariquemes

A iniciativa é do senador Confúcio Moura, cujo programa está em processo de implantação; A partir dele  promove-se  a inclusão digital ao conectar sociedades e governos com tecnologia.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) utilizou a Tribuna nessa terça-feira (22), durante a Sessão Deliberativa Ordinária para divulgar e, ao mesmo tempo, convidar os parlamentares e a sociedade brasileira a conhecerem o programa Cidades Inteligentes que está sendo implantado na cidade de Ariquemes, Rondônia, em parceria do seu mandato, o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e a prefeitura municipal.

O parlamentar rondoniense disse que se tem percebido, em todo o mundo, o avanço de novo paradigma na gestão de cidades, denominadas cidades inteligentes.  Segundo ele, trata-se de uma das consequências positivas do crescente desenvolvimento da tecnologia da informação, que se aliou à demanda pela urgente democratização do acesso aos meios digitais e à imperativa necessidade de melhorias na qualidade e na eficiência dos serviços públicos prestados à população.

De acordo com o senador, a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, divulgada pelo Governo Federal, define, no contexto, como cidades comprometidas com desenvolvimento urbano, que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede ganham nos aspectos econômico, ambiental, sociocultural.

Com base nessas premissas, eu confio na construção do futuro do Brasil em que, cada vez mais, testemunharemos o surgimento de ferramentas que promovam a transformação digital das cidades, integrando o cidadão aos meios de governança e facilitando o acesso da população aos serviços públicos que o Estado constitucionalmente deve garantir”, disse o parlamentar.

Confúcio Moura disse que por conhecer as experiências bem-sucedidas de implantação de cidades inteligentes em todo o mundo, ele tem atuado para que municípios brasileiros, e de Rondônia em especial, tenham condições de associar o desenvolvimento da tecnologia às melhores práticas de gestão pública, além do gerenciamento de programas e projetos de fomento no ambiente urbano.

O senador enfatizou que, com o auxílio de emenda parlamentar, ele indicou ao Orçamento de 2021, liberada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, aproximadamente 22 milhões que já estáintegrando o Município de Ariquemes (RO), ao conceito de cidade inteligente com o apoio do Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO).

Para o senador, os eixos do projeto, inédito em Rondônia, são educação, saúde, empreendedorismo/inovação, segurança e governança. “Entre as suas ações, que tem prazo de 36 meses para ser concluindo, estão a informatização das escolas, das unidades de saúde, criação de um centro de empreendedorismo e inovação, implantação do sistema informatizado de documentação para a gestão da Prefeitura, a disponibilização de dez ilhas digitais contendo computadores com acesso à internet para uso da comunidade e a criação de uma central de videomonitoramento conectada a 100 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade”, detalhou.

Confúcio Moura afirmou não ter dúvidas de que se trata de um projeto que vai ao encontro da necessidade de um poder público que esteja alinhado às evoluções tecnológicas, promovendo enormes ganhos qualitativos à vida das pessoas. “É por isso que faço um convite a toda a sociedade para que conheça a iniciativa de implantação de cidades inteligentes, como o projeto que estamos criando na cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia. Que possamos espalhar ideias semelhantes para ainda mais municípios do país em prol de todos os brasileiros”, concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*