Entenda tudo sobre telepresença na área da saúde

Imagine alguém numa pequena cidade em qualquer parte do País sendo consultado por um especialista de atendimento de alta complexidade. As ferramentas tecnológicas podem oferecer esse avanço e salvar vidas.

Segundo o especialista Éber Feltrim, essa tecnologia rompe barreiras geográficas, garantindo atendimento especializado a qualquer hora e local  tecnologia é uma grande aliada de diversos setores, inclusive quando se trata da área da saúde. O recurso vem possibilitando, inclusive, que a telepresença se torne cada vez mais comum nos consultórios, melhorando a experiência das consultas a distância, por exemplo.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, a telepresença reproduz o encontro presencial de uma forma muito próxima da realidade. “Tanto o médico quanto o paciente têm a sensação de estarem na mesma sala por meio de uma tecnologia de holograma ou com óculos de realidade virtual”, explica.

E como essa metodologia pode ser implementada? Ele aponta que, no caso das consultas, são necessários hardware e software especializados. Trata-se de um investimento inicial alto por conta de todos os equipamentos necessários para a implementação. “O Brasil ainda se encontra em estágio inicial e isso acontece porque a internet, muitas vezes, apresenta falhas e até mesmo falta de velocidade. Mas são números que estão em constante crescimento”, destaca Éber.

Os benefícios da telepresença na saúde, por sua vez, são inegáveis, já que a tecnologia permite que as barreiras geográficas sejam rompidas, garantindo um atendimento especializado a qualquer hora e em qualquer local.  “Além disso, os diagnósticos a distância se tornam cada vez melhores devido à alta definição de imagens no caso das experiências imersivas, principalmente para especialidades em que a visão é importante para a análise dos sintomas, como no caso da dermatologia”, explica Feltrim.

Ele afirma que outro benefício é a melhora dos cuidados domiciliares com os robôs controlados a distância, sobretudo no contexto atual de envelhecimento da população. “A demanda por cuidadores está cada vez mais difícil de atender, de modo que soluções tecnológicas podem ajudar a aliviar a pressão por esse tipo de serviço”, revela.

Para o futuro, o especialista conta que uma das expectativas é que os smartphones se tornem um instrumento de acesso à saúde, com os pacientes intensificando o uso dos dispositivos móveis para acessar informações em tempo real sobre o próprio corpo. “Se você ainda não utiliza, provavelmente, conhece alguém que acompanha o número de passos e os batimentos cardíacos por smartwatch”, exemplifica.

Confira requisitos para a administração eficiente de uma clínica ou hospital


Planejamento e organização, assim como o estabelecimento de métricas, estão entre os pontos recomendados pelo especialista Éber Feltrim

Profissionais da área da saúde normalmente saem das universidades bastante focados no atendimento clínico aos pacientes e sem expertise em administrar clínicas e hospitais. Esse cenário, porém, não precisa ser um problema, já que a contratação de uma consultoria especializada pode ajudar com o planejamento, execução e assessora as atividades desses locais se preciso.

“O profissional da saúde pode atuar normalmente na gestão de uma clínica e continuar com os atendimentos clínicos, sendo possível, inclusive, a contratação de empresas terceirizadas para realizar a gestão”, explica Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria. “O ideal é que essas empresas sejam especializadas na área de saúde e possuam experiência no setor”, destaca.

Para o especialista, uma administração eficiente traz uma série de informações primordiais para o sucesso de uma clínica ou hospital. “Através dela, é possível conhecer os gargalos e pontos de melhoria, pontos fortes e oportunidades de crescimento, conhecer melhor o perfil dos clientes e reduzir custos operacionais”, explica. Ele ressalta que um bom planejamento e organização dos processos possibilita que se otimize a estrutura e a equipe, potencializando o custo-benefício e gerando sensação de confiança no atendimento.

Entre os requisitos para se administrar bem uma clínica está o estabelecimento de métricas. “Ele é essencial para uma boa administração, pois permite a análise do desempenho dos setores e da clínica de maneira geral. Ou seja, é possível identificar gaps e traçar planos de ação e melhorias.”, explica.

Feltrim também considera essencial a realização de treinamentos constantes de atualização e motivação dos colaboradores. “É necessário que eles entendam os processos organizacionais e saibam o motivo pelo qual realizam os processos. Desta forma, é possível traçar métricas para realizar os controles de acordo com as funções exercidas”, diz.

Outro requisito para uma boa gestão é ter um acompanhamento financeiro através do uso de um software ou planilha gerencial. “É importante possuir dados reais sobre a situação financeira e conhecer os valores de ticket médio, taxa de ocupação, taxa de crescimento e oportunidades de crédito no mercado, entre outros indicadores de performances”, afirma.

O uso de tecnologia na gestão é visto como um ponto essencial por Feltrim, sendo fundamental para que clínicas e hospitais se tornem mais eficientes. “Os softwares estão sendo aprimorados a cada dia e geram relatórios importantes para que se conheça os cenários. Através desses relatórios é possível obter dados de maneira rápida, possibilitando ajustes e alinhamentos das metas, assim como a identificação de pontos de melhorias.”, conclui.

 

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

 

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*