Morre em Ji-Paraná o ex-senador de Rondônia Alcides Paio

Alcides Paio foi a maior celebridade do radialismo no interior de Rondônia no fim da década de 1970.

Roberto Gutierrez – Morre aos 87 anos de idade o ex-senador da República por Rondônia, o radialista Alcides Paio. Ele estava já por algum tempo enfrentando múltiplos problemas de saúde e morreu na madrugada de hoje  num hospital particular em Ji-Paraná. O velório do veterano da comunicação no interior de Rondônia acontece na Igreja Católica da Comunidade Divino Espírito Santo, bairro Dom Bosco, em Ji-Paraná. O enterro está programado para acontecer às 16 hora de hoje.  Alcides deixa a esposa Maria Helena da Silvia Paio, os filhos Pedro, Sérgio, Sandro, Cristina, Marcos Alcides e Rita Paio, além 13 netos e sete bisnetos.

 

Paulista de Marília, Alcides Paio se mudou para Goioerê, interior do Paraná onde se tornou vereador em 1972. Chegou a ocupar a presidência da Câmara, mas, foi no jornalismo, em especial, no rádio, que Alcides Paio se completava. Foi superintendente da Rádio Goioerê e proprietário do jornal Folha do Vale do Piqueri. A terceira etapa de sua vida foi um grande desafio: deixou uma situação consolidada no Paraná e foi com a família para Rondônia em 1978, quando a então Vila de Rondônia recém havia se tornado Ji-Paraná. Alcides foi quem implantou a Rádio Alvorada de Rondônia com os sócios Roberto Jotão Geraldo e Luiz Bernardi.

A Vida Continua

Alcides protagonizou um dos programas de maior audiência da época, ‘A Vida Continua‘, que ia ao ar ao meio-dia. Sandro Paio, hoje dono do Jornal Correio Popular, auxiliava o pai na produção do Programa. Também de Goioerê, ‘seo’ Alcides trouxe para Ji-Paraná o radialista Silva Júnior.

Valdemar Camata, que ganhou notoriedade profissional e política na rádio Alvorada, lembra do compadre dele, Alcides, com muito carinho. Ambos têm dois filhos que se casaram.  “Alcides foi um dos homens mais honestos e generosos que conheci. Um ser humano especial e que fez do radialismo uma porta para os necessitados”, argumentou Camata.

Quatro anos depois de chegar a Ji-Paraná, Alcides Paio se torna primeiro Suplente de Senador ao lado do médico Claudionor Roriz o titular da vaga que foi eleito em 1982 junto com Odacir Soares e Galvão Modesto – os três primeiros senadores de Rondônia.

Nesse mesmo ano, 1982, elegia-se Roberto Jotão Geraldo, sócio de Alcides Paio, primeiro prefeito de Ji-Paraná, tendo Valdemar Camata, também da rádio Alvorada, o vice-prefeito.

Alcides Paio chegou a assumir como Senador da República. Foi na época em que o senador Claudionor Roriz licenciou-e do cargo para se tornar secretário de Saúde no governo de Jorge Teixeira de Oliveira, o Teixeirão,

Alcides Paio sempre foi um político de Direita, tornou-se um dos maiores colaboradores do amigo  José de Abreu Banco, que foi prefeito de Ji-Paraná três vezes, deputado estadual constituinte, senador e governador de Rondônia.

Sempre bem-humorado, Alcides era o que poderíamos dizer, um grande contador de causo, conforme lembrou o amigo dele o empresário Assir Gurgacz, do grupo Eucatur. Atualmente a Rádio Alvorada de Rondônia pertence à família Gurgacz, que se manifestou pelo senador Acir e dona Ana Gurgacz solidadriedade cristã quanto à morte de Alcides Paio. “Desde muito jovem, ‘seo’ Alcides foi uma boa referência na minha vida, alguém do qual Rondônia tem muito ao que se orgulhar”, comentou o senador.

O ex-governador José Bianco disse que perde um grande amigo. um fiel companheiro, conselheiro cuja sabedoria esteve sempre à disposição dos momentos mais importantes na história de Ji-Paraná.  ‘Que Deus, na sua infinita bondade, receba nosso amigo Alcides”, comentou Bianco.

O Dia na História (Lúcio Albuquerque)

1978. Chegam a Ji-Paraná, os primeiros equipamentos para a implantação da Rádio Alvorada, na carroceria de um caminhão, uma viagem que deu muito trabalho desde o interior do Paraná, porque na época a rodovia BR-364, no trecho em Rondônia não era asfaltada, desafiando motoristas e passageiros, no inverno com imensos atoleiros nos quais muitas vezes os veículos conseguiam se deslocar 2 a 3 quilômetros ao dia e, no verão, a poeira forte e os atoleiros de areia (areiões, como eram chamados) eram outros problemas, além do que os pontos de apoio no eixo da BR eram muito O Dia na História.

 

pequenos. Da esquerda para a direita, o terceiro é o jornalista Alcides Paio, primeiro diretor da Alvorada e em seguida, de short branco e mãos nos quadris o empresário Roberto “Jotão” Geraldo, que em 1982 seria o primeiro prefeito eleito do município. (F. acervo Alcides Paio). Esse texto é do jornalista Lúcio Albuquerque que escreve a coluna O Dia na História

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*