Semed acompanha preparativos do volta às aulas de centro dedicado ao Autismo em Ji-Paraná

Semed visita Centro Municipal de Atendimento Especializado para Autismo
Dalva Rosa da Silva é diretora do CMAEE,  Robson Casula é superintendente de Autismo, e Ana Maria Santos Vizeli, secretária de Educação.  Foto: Marcelo Morais.

Cerca de 130 alunos, de dois  a 14 anos de idade, fazem parte da instituição que existe há 16 anos em Ji-Paraná, sendo a pioneira na Região Norte.

Hiandra Trindade
Da redação Decom

Na manhã desta terça-feira (31), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou uma visita para ajustar meios em que a Prefeitura possa auxiliar o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo (CMAEE-Autismo). Trata-se da primeira instituição do gênero  na região Norte do Brasil e é de responsabilidade da prefeitura de Ji-Paraná.

Há 16 anos, o CMAEE-Autismo oferece serviços específicos para esse público, se tornando referência. Atualmente, a instituição atende cerca de 160 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre dois a 14 anos de idade.

Os atendimentos no centro acontecem de segunda-feira à quinta-feira, com três horas e meia de atividades duas vezes por semana para cada aluno, com o acompanhamento dos pais. São cinco tipos de terapias proporcionadas a crianças e adolescentes, como estimulação motora, sensorial, aquática, cognitiva e informática.

Às sextas-feiras a equipe de profissionais, composta por 10 professores, três cuidadores, três auxiliares pedagógicos, diretora e supervisora, realiza uma reunião para organizar as demandas da semana seguinte e avaliar o desenvolvimento dos alunos.

A diretora Dalva Rosa da Silva destacou que, neste ano, as atividades irão começar no dia 14 de fevereiro. No dia 13, os pais devem participar de uma reunião para adequação de volta às aulas.

A estrutura da unidade é toda preparada para atender às manifestações comportamentais de cada aluno, com adequações em cada ambiente do local, respeitando a sensibilidade que todos apresentam.

“Nós buscamos trabalhar em uma inclusão de verdade e atender às necessidades das crianças e das famílias. A visita é importante para conhecermos de perto essa realidade para melhor atender, como gestão, essa instituição”, afirmou Ana Maria Santos Vizeli, secretária da Semed.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*