Sinais dão conta que Magno não será candidato a prefeito, mas, ao Senado

Sinais dão conta que Magno não será candidato a prefeito, mas, ao Senado
Carlos Mango à frente do estande da Semagri da Prefeitura de Porto Velho na Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Uma candidatura de Carlos Magno a prefeito de Ouro Preto do Oeste, interior de Rondônia, seria uma impossibilidade filosófica. Coluna do Gutierrez

A análise é do jornalista Roberto Gutierrez ao dizer que os sinais que Magno deixa, são bem claros, pois, ele estaria de olho na eleição para o Senado que, em 2026, terá duas vagas em disputa.

O fato de ter aceitado o cargo de secretário de agricultura da prefeitura de Porto Velho, não seria porque está passando fome ou desesperado em busca de um emprego. Ora bolas, se ele quisesse pleitear uma candidatura a prefeito de Ouro Preto do Oeste, não seria na capital de Rondônia que ele iria tentar fazer um trabalho!

Porto Velho é para Magno a última fronteira política a ser conquistada e a mais importante, pois, representa um terço do eleitorado de Rondônia. Basta ver o histórico das votações que teve em todas as regiões de Rondônia.

Alguém poderia indagar: Magno teria cacife para enfrentar nomes como Marcos Rocha, Marcos Rogério, Confúcio Moura e tantos outros que possam surgir? Eu diria que não, mas, por foça de duas circunstâncias, sim, ele teria, pois, passaria despercebidos aos olhos dos adversários e até mesmo das pesquisas.

Déjà vu

Marcos Rogério se elegeu ao senado não só por conta da atuação dele como deputado federal, mas, porque ele tinha perfil de candidato de segundo voto. Em 2026, Marco Rogério, apesar de ser muito bem visto pela Direita de Rondônia, que é maioria do eleitorado, por força das circunstâncias, passara, em 2026, a ser candidato da primeira opção de voto, assim como Confúcio era opção de primeiro voto em 2018, como foi Acir Gurgacz e como será Marcos Rocha, caso venha ao Senado em 2026 – todos candidatos de primeira lembrança ao voto.

Carlos Magno reúne, a meu ver, todas as características de se tornar a segunda opção de voto ao Senado. Com isso ele levaria vantagem, assim como aconteceu com Fátima Cleide eleita Senadora, também por influência do Lula na época. Da mesma forma com Olavo Pires em 1986 obtendo praticamente o dobro da votação do segundo colocado, Ronaldo Aragão.

No lugar de Carlos Magno você abriria mão de conquistar uma vaga no senado para disputar uma prefeitura de Ouro Preto do Oeste a qual, se tiver mais de dois candidatos, dificilmente ganharia a eleição?

 

2 Comentários

  1. Certamente Marcos Rogério será reeleito e para a vaga de Confúcio, eu não acredito que Carlão ganhe por ser figura suja na política de Rondônia. Até 26 a polarização estará ainda maior e o povo vai exigir no lugar do Confúcio alguém que ofereça um pouco de esperança contra a ditadura que vai se arrastar até lá.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*