Marcos Rogério está de volta – Coluna do Gutierrez

Senador Samuel Araújo defende percentual mínimo de investimento em ações de segurança pública
Samuel Araújo representou Rondônia por seis meses no Senado.

Samuel Araújo deixa o Senado com atuação equilibrada e posicionamentos de Direita.

Um homem de direita


Samuel Araújo deve findar a primeira participação dele no Senado antes do fim da próxima quinzena de junho após a licença do senador Marcos Rogério (PL-RO) tirada logo depois da última campanha ao governo em Rondônia. Atuando em pautas conservadoras, em defesa do funcionalismo público e da regularização fundiária, Doutor Samuel Araújo se comportou com equilíbrio, não quis aparecer mais que a notícia, não se envolveu em discussões polêmicas ou improducentes e abriu um leque enorme na vida pública que poderá credenciá-lo a futuras campanhas políticas.

Marcos Rogério, que que se afastou dos noticiários, deve retornar à ativa no Senado no dia 12 de junho, dia dos namorados.

 Pesquisa em Ouro Preto


53,5% das pessoas ouvidas pelo Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação consideram ótima e boa a administração do prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni. 32,6% disseram que está regular, 9,9% não souberam ou não quiseram responder e apenas 4% consideraram péssima. A pesquisa foi feita nos dias 25 e 26 de maio e foram ouvidas 340 pessoas entre homens e mulheres.

Reeleição

Estes números afastariam qualquer possibilidade de o prefeito Alex Testoni perder uma reeleição em 2024, principalmente, numa disputa que tenha pelo menos três candidaturas a prefeito, até porque, Ouro Preto do Oeste não tem segundo turno o que afasta a possibilidade de polarização, mas, para isso, se faz necessária a participação de três candidaturas.

Quanto mais dividir, melhor

Alguém poderia me questionar:  e sobre uma outra pesquisa que deu o ex-deputado Carlos Magno na frente? Minha leitura seria: não tenho como questionar números que não tive acesso à metodologia. No entanto, na condição de analista político há quatro décadas, percebo que Magno navega muito bem na rejeição de Alex Testoni, no entanto, anos-luz longe de ser uma unanimidade dos eleitores que não votariam em Alex somado aos indecisos. Sendo assim, uma terceira candidatura tende a enfraquecer qualquer oposição ao atual prefeito e ele se reelegeria com facilidade.

Em Ji-Paraná não é diferente

Situação igual acontece em Ji-Paraná com o prefeito Isaú Fonseca. Três candidaturas ou mais dão a Isaú a reeleição com grande facilidade. Já uma polarização, mesmo Isaú imprimindo um ritmo de governo que agrada a maioria da população, é um risco desnecessário que Isaú não teria motivos para arriscar.

Magno

Entendo que Carlos Magno, por estar em Porto Velho, na condição de Secretário de Agricultura da Capital, estaria, também, em busca de conquistar a última fronteira política que lhe falta em conhecimento. Cone Sul, Zona da Mata, Vale do Jamari e região Central de Rondônia são territórios que Magno é bem conhecido. Isso tudo somado poderá credenciá-lo como nome forte para compor uma candidatura ao Senado em duas vagas. Magno não tem perfil de candidato de primeiro voto, mas não teria dificuldade de ser uma segunda opção de voto assim como foi Olavo Pires, Fatima Cleide e Marcos Rogério que hoje é candidato de primeiro voto por conta do alto grau de popularidade.

Parabéns, governador

O Governador Marcos Rocha está de parabéns quando à realização da edição numero 10 da Rondônia Rural Show. Os números são surpreendentes que muito orgulha a população e gera ótimas perspectivas a curto e médio prazos para a economia. A sugestão que faço, governador, é que a Rondônia Rural comece numa sexta-feira ou num sábado e termine na sexta-feira seguinte. Isso daria oportunidade para as famílias da iniciativa privada de toda a região pudessem ir conhecer esse grande acontecimento gerando ainda mais visitação. Pense nisso.

O dono da casa

Por falar em Rondônia Rural Show, o anfitrião da festa, o prefeito de Ji-Paraná Isaú Fonseca, estava irradiante ao lado do filho, Welington Negão, ao cumprimentar os visitantes e conversar com todos os expositores da Feira Internacional. A prefeitura de Ji-Paraná montou um baita estande que esteve entre os mais visitados, não mais, é claro, que o campo de girassóis que rendeu milhares de selfs mundo a fora. Aliás, falando em girassóis, os de Van Gogh, da magnifica pintura desse gênio, deu origem à admiração por essa planta.

Bianco, o magnífico

O Homem que comandou a primeira Assembleia Legislativa de Rondônia, responsável por escrever a constituinte do Estado, que foi prefeito por três vezes de Ji-Paraná, senador da República e o governador de Rondônia que, a partir da lei de Responsabilidade Fiscal em vigor, criou toda a estrutura da política fiscal de Rondônia, reorganizou todas as bases da administração pública do Estado que vigoram até hoje, foi o grande homenageado na sessão solene da Assembleia Legislativa durante a Rondônia Rural Show. Estou falando de José de Abreu Bianco, que ficou emocionado com tamanho reconhecimento.

Cláudia de Jesus

O voto de Louvor a José Bianco foi proposto pela deputada estadual Cláudia de Jesus cuja homenagem foi dedicada a ainda as pessoas que contribuíram para o surgimento da Rondônia Rural Show como o Senador Confúcio Moura, governador de Rondônia na época, Airton Gurgacz, vice-governador em 2012, Anselmo de Jesus, secretário de Estado da Agricultura em 2012, Elisafan Batista de Sales, secretário Executivo da Emater em 2012, Jesualdo Pires, deputado estadual em 2012, José Bianco, prefeito de Ji-Paraná em 2012, Acir Gurgacz, senador e presidente da Comissão de Agricultura do Senado em 2012, al´me do empresário Assis Gurgacz idealizador do evento, bem como José Vidal Hilgbert, fundador e presidente do FEFA, Sandro Ramos dos Santos, empresário e pecuarista. Gilberto Borgio, empresário e pecuarista pioneiro no cooperativismo financeiro, Adalberto Donizete Feliciani, o empresário e pecuarista pioneiro no segmento de comércio e serviços de agropecuária.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*