Nomeado novo Coordenador-Geral de Desenvolvimento Agrário de Rondônia

A deputada Cláudia de Jesus diz que, “a nomeação feita pelo presidente Lula ao indicar Gervano Vincent, valoriza a história de luta do setor produtivo de Rondônia.”

Francisco Costa – O advogado Gervano Vicent assumiu a Coordenação-Geral do Escritório Estadual de Desenvolvimento Agrário no Estado de Rondônia. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (13). A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) disse que é um momento especial para o setor agrário. “É uma nomeação importante para Rondônia. O que o governo do presidente Lula tem feito é valorizar o trabalho e a luta de lideranças de nosso estado para a ocupação de cargos públicos como o Dr. Gervano Vicent. É uma pessoa preparada, capacitada. Desejo sucesso e acredito que fará um excelente trabalho”, disse a deputada.

O coordenador-geral é advogado há quase 23 anos, tem experiência na gestão pública, foi vereador por dois mandatos e prefeito de Ministro Andreazza. Ocupou também o cargo de secretário de obras de Cacoal, foi assessor na Câmara dos Deputados. Gervano sempre teve atuação nos movimentos sociais e comunidades eclesiais de base (CEBs) na Diocese de Ji-Paraná. É membro efetivo da Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP), atuando na área agrária junto aos movimentos de luta pela terra. É filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1986 e foi candidato a deputado federal nas últimas eleições.

O novo coordenador disse que seu trabalho será de reconstrução no MDA estadual. “É motivo de muita honra assumir essa tarefa porque será um desafio imenso retomar em nosso Estado, um ministério que foi extinto nos governos anteriores. Reconstruir o conjunto de políticas públicas que estavam esquecidas por mais de cinco anos será nosso trabalho em amplo diálogo com os movimentos populares, sindicatos dos trabalhadores rurais, as associações, as cooperativas e toda a população do campo, em parceria com os outros órgãos federais em Rondônia (INCRA, IBAMA, UNIR, MAPA, ICMBIO, IFRO e CONAB), com o governo Estado de Rondônia, a Assembleia Legislativa, as câmaras municipais de vereadores e os prefeitos dos 52 municípios”.

O que é o MDA?

O Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) tem como função propor e implementar políticas públicas voltadas à reforma agrária, promover o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento do segmento rural, constituído pelos agricultores familiares, os povos indígenas, as comunidades quilombolas e os povos tradicionais, implementando as políticas públicas do PRONAF, do PAA, do Crédito Fundiário, entre outras.

Suas ações estão norteadas pelo combate à pobreza rural, pela segurança e soberania alimentar, também pela sustentabilidade dos sistemas de produção, a geração e agregação de valor. O MDA foi extinto na gestão de Michel Temer e recriado no governo Lula neste ano.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*