Anac confirma a Confúcio que Secretaria de Aviação Civil e o novo PAC possibilitarão a conclusão do aeroporto de Ariquemes

Os recursos ainda em falta deverão sair do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com projeto de ampliação, ajustes de faixas, infraestrutura de pátio e taxiway em andamento pela Infraero Aeroportos caminham para a conclusão as obras do aeroporto de Ariquemes, a duzentos quilômetros de Porto Velho. Os recursos ainda em falta deverão sair do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A informação foi dada ontem ao senador Confúcio Moura (MDB-RO) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Confúcio consultou-a no âmbito da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, da qual é presidente.

Segundo a ANAC, o dinheiro destinado às obras está previsto no Projeto da Lei Orçamentária Anual de 2024 na Secretaria da Aviação Civil (SAC), cujo parceiro é o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Rondônia, que possui o Departamento de Infraestrutura Aeroportuária.

“Se por acaso o projeto for concluído este ano, o que não é o inicialmente previsto, haveria disponibilidade sendo feito remanejamento interno por lá. Então, recurso tem, falta projeto pronto e aceito”, explica a ANAC em mensagem ao senador.

A pista de pouso será ampliada no comprimento e na largura. E os passageiros irão dispor de um moderno terminal.

 

Estima-se que a estação possa receber aviões ATR-72, com capacidade para 72 passageiros cada aeronave. O ATR-72, para rotas domésticas, é uma aeronave comercial bimotora, pressurizada, de médio porte e propulsão turboélice, com asas altas.

Taxiway é uma faixa de pista em um aeródromo em que a aeronave pode rolar de ou para um hangar, terminal ou pista. São frequentemente superfícies rígidas, feitas de asfalto ou concreto, embora em aeroportos menores pode-se encontrá-las em cascalho ou grama.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*