Comissão de Saúde – Cláudia de Jesus busca melhora nos serviços médicos

Entre as demandas em pauta, medidas para desafogar hospitais, melhoria nos atendimentos e contratar mais profissionais médicos,

Cristiane Abreu – Em uma reunião marcada por debates intensos e pautas sensíveis, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa se reuniu nesta terça-feira (1), sob a liderança da deputada Cláudia de Jesus (PT) para buscar soluções emergenciais e de longo prazo para os desafios enfrentados na saúde pública de Rondônia.
A atuação da deputada foi crucial para abordar temas como a situação dos contratos com o Hospital Santa Marcelina, os investimentos nos atendimentos aos pacientes do Hospital Cosme e Damião, as medidas para desafogar a demanda no João Paulo II, a situação do ponto eletrônico no Hospital do Distrito de Extrema, construção do Hospital Regional de Ji-Paraná e Ariquemes, a conclusão das obras do Hospital de Guajará-Mirim, a busca por soluções para a falta de profissionais médicos em diversas especialidades e as ações para reduzir a fila de regulação de cirurgias, consultas e exames.
A reunião da Comissão contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Coronel Jefferson Rocha, e do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), psiquiatra Robinson Machado, para debater a complexa situação do sistema de saúde no estado. Na oportunidade houve sugestões e propostas para promover melhorias urgentes no sistema de saúde.
Um dos principais pontos abordados foi a fila de regulação de cirurgias, consultas e exames, que tem preocupado a população. A deputada Cláudia de Jesus destacou a urgência de encontrar soluções para a saúde pública em Rondônia, enfatizando que a situação atual “precisa de solução, porque envolve vidas”. Ela ressaltou que ações de emergência apenas apagam o fogo e que é necessário construir um Hospital Regional em Ji-Paraná para atender às necessidades da população.
O presidente do CES, Robinson Machado, apresentou a atuação do Conselho na fiscalização e no planejamento do setor de saúde. Ele reforçou a importância do concurso público para garantir a permanência de profissionais qualificados em Rondônia, ao invés das contratações temporárias, que não resolvem a carência de profissionais a longo prazo.
Jefferson Rocha, explicou que a situação do ponto eletrônico em Extrema está sendo resolvida com a adoção de novos horários de trabalho. Ele também anunciou a reestruturação do Hospital de Base de Porto Velho e a reavaliação da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) para melhorar a remuneração dos profissionais.
Outro ponto crucial discutido na reunião foi a construção do Hospital Regional de Guajará-Mirim. O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) informou que duas empresas estão habilitadas para a licitação, e a homologação deve ocorrer em breve, após mais de uma década de espera.
Texto:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*