Saga de uma luta histórica – O fortalecimento da Universidade Federal de Rondônia

Desde 2015, o então governador e hoje senador, Confúcio Moura empreende uma epopeia para ampliar as ações da área de medicina da UNIR no Estado.

Tudo começou em uma reunião no dia 19 de novembro de 2015, da qual participaram a então reitora da UNIR, Berenice Tourinho e o secretário de estado da saúde, Williames Pimentel. “Naquele momento decidimos apoiar na construção do Hospital Universitário, que seria edificado na capital do Estado. Fiquei entusiasmado. A unidade hospitalar teria atendimento de alta complexidade e vai integrar a rede estadual do SUS. Determinei a época que fossem feitos os estudos técnicos para viabilizar a destinação do terreno”, recorda o senador.

Os estudos foram concluídos, mas as negociações com o Ministério da Educação – MEC não avançaram.

Com o fim do governo e a sua eleição para o senado, Confúcio Moura ampliou o formato do projeto inicial em relação à construção do Hospital Universitário. Para ele, a construção do HU exigia, ou possibilitava, mais duas ações na área do curso de medicina da UNIR.

A primeira delas seria a ampliação do curso de medicina já existente na Universidade, com a criação de mais 50 vagas. A outra ação seria criar no campus da Universidade, em Ariquemes, mais um curso de medicina, com o número de vagas possíveis.

Com esta convicção elaborada, o senador iniciou um périplo pelos espaços aonde seus apelos poderiam ecoar.

Em audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 20 de abril de 2023, o senador tratou, entre outros, assuntos da ampliação das vagas do curso de medicina da Unir e da criação do curso de medicina no campus de Ariquemes. “Na ocasião, ficamos de conversar especificamente sobre a criação do Hospital Universitário da UNIR em Porto Velho. Este é um assunto mais complexo e estamos agendando esta conversa para os próximos dias”, anunciou o senador.

No dia 18 de maio de 2023, esteve com a Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Denise Pires, acompanhado do vice-reitor da UNIR, professor Juliano Cedaro. “O assunto foi a construção do Hospital Universitário da UNIR, em Porto Velho, para atender o curso de medicina. A secretária está a pouco tempo no cargo, mas nós pedimos a elaboração do projeto de engenharia, que deve demorar alguns meses para ser concluído”, informou o senador ao sair do encontro.

No dia 3 de agosto de 2023, Confúcio Moura pede à ministra do planejamento, Simone Tebet, orçamento para a criação do curso de medicina na Unir em Ariquemes. O parlamentar afirmou à ministra que a faculdade de medicina e outros cursos de saúde promoverão o desenvolvimento econômico e social da região.

“Pedi à ministra Simone Tebet a criação de alguns cursos na Unir, dentre eles, o curso de Medicina em Ariquemes, que tem prédios e estruturas já construídas para que funcione. Agora precisamos de uma decisão política do MEC. Garantidos os recursos, não há razão para o MEC não nos atender”, explicou Confúcio Moura.

No dia 17 de agosto uma nova audiência no Ministério da Educação, desta vez com a diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES e do vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Daniel Gomes. Estavam com o senador o vice-reitor da Unir, José Juliano Cedaro, a pró-reitora de cultura e extensão da UNIR, Marilia Lima e a deputada federal Cristiane Lopes.

“Na ocasião também tratamos sobre a criação do Hospital Universitário da UNIR. Já passou da hora da implantação desse hospital em Porto Velho. Todas as universidades federais do Brasil têm hospitais universitários. Agora vamos ser mais aguerridos contra essas injustiças distributivas do MEC”, avisou o senador

No dia 22 de agosto foi a vez da conversa com o senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado. Além de ser vice líder do governo, Confúcio Moura mantêm relação de amizade com o parlamentar baiano de muito tempo. “Primeiro, para cumprimentá-lo. Ele perdeu o irmão naquela semana. Segundo, porque nós temos muitos assuntos em comum.  Ele tem me ajudado bastante e me aproximado do governo. A conversa girou, fundamentalmente, sobre a implantação do curso de medicina em Ariquemes. Ele é muito próximo do Presidente Lula e também da Casa Civil, e eu espero que a gente consiga esse objetivo agora no segundo semestre”, avalia o parlamentar.

No dia 31 de agosto, no Palácio do Planalto, com a secretária executiva da Casa Civil, Míriam Belchior, além de tratar sobre implantação do Hospital Universitário da Unir, em Porto Velho, da ampliação do número de vagas do curso de medicina já existente na Universidade e da criação do curso de medicina em Ariquemes, o senador cobrou agilidade na regularização fundiária, na duplicação da BR-364 e no Programa Minha Casa, Minha Vida.

Neste mesmo dia, o senador Confúcio Moura fez um duro discurso na tribuna do Senado Federal, cobrando providencias em relação aos seus pleitos. ““A chegada de estudantes universitários e professores trará movimento para a cidade, estimulando a economia regional e fomentando o comércio e os serviços locais. Ariquemes é um polo dinâmico do estado de Rondônia, com forte vocação ao desenvolvimento. Portanto, tem condições de potencializar todos os recursos que são aportados ali”, enfatizou

No último dia 13, no Palácio do Planalto, em reunião com o ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o senador Confúcio Moura cobrou respostas às suas demandas, uma vez que já tinha dialogado com todos os agentes envolvidos na questão. “Fui hoje à Casa Civil conversar com o ministro Alexandre Padilha sobre um assunto da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que é a ampliação das vagas do curso de medicina em Porto Velho e a criação do curso de medicina em Ariquemes, e ainda, a construção do Hospital Universitário. Saí da conversa muito satisfeito”, comemorou o senador.

No Palácio do Planalto – Confúcio Moura e ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*