Confúcio reitera compromisso de reaproximar Rondônia do Governo Federal

Confúcio reitera compromisso de reaproximar Rondônia do Governo Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou o ministério a investir em todos os municípios de Rondônia  “sem distinção partidária e em respeito à vontade do povo.”

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, saíram tão felizes quanto o senador Confúcio Moura (MDB-RO) da entrega das chaves de 272 apartamentos e do plantio de dois ipês-amarelos, hoje (18), no Residencial Porto Belo I (Bairro Jardim Santana).

Chaves ouviu elogios do senador, por haver investido dinheiro do município no resgate das obras paralisadas no Programa Minha Casa Minha Vida, devido à falência da empresa construtora, oito anos atrás.

Marcos Rocha ouviu do ministro das Cidades Jader Filho o compromisso na retomada de obras semelhantes no interior do estado. Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou o ministério a investir em todos os municípios “sem distinção partidária e em respeito à vontade do povo.”

Deputados federais, estaduais e vereadores prestigiaram o ato de entrega animado pela equipe educacional do Departamento Estadual de Trânsito e pela Banda Musical da Polícia Militar.

“Voltamos ao Pacto Federativo, só em 2023 retomamos mais de dez mil unidades habitacionais, e daqui para a frente assim será feito”, disse Jader Filho citando Ji-Paraná entre as cidades contempladas.

“Quem mora de aluguel, tem pressa”, ele disse citando os programas Minha Casa Cidades e o Minha Casa Minha Vida Rural.
“Para a região norte brasileira, os juros caíram de 4,25% para 4%”, frisou.

Segundo o ministro, a extensão do programa ao campo, iniciada em junho deste ano, visa conter o déficit habitacional nessa área e dar mais dignidade às famílias residentes em áreas rurais. “Os normativos estabelecem a meta de contratar 30 mil unidades habitacionais em 2023, com o atendimento mínimo de duzentas famílias por estado; o restante será distribuído de maneira proporcional ao déficit habitacional rural, à população indígena, à população quilombola e à demanda habitacional nos assentamentos da reforma agrária”, enfatizou.

Reaproximação

Atualmente presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura, o senador Confúcio Moura reiterou seu objetivo de reaproximar Rondônia do governo federal: “Não somos uma ilha, mas um estado interdependente que se beneficia do pontapé que o governo Lula vem dando nas obras inacabadas que dão prejuízos ao País.”

Em agosto de 2022 o País possuía 22.559 obras iniciadas, das quais, 8.764 paralisadas; seus contratos somavam R$ 27,22 bilhões, apurou no início deste ano o Tribunal de Contas da União (TCU).

“Para concluir o Porto Belo I, o prefeito Hildon Chaves tirou dinheiro do caixa do município para investir em habitação, e isso é investir em gente, por isso ele é um dos prefeitos mais avaliados do Brasil”, elogiou o senador.

Ainda no discurso em que demonstrou a força das parcerias e a aproximação do estado com Brasília, Confúcio Moura disse: “Há um compromisso do governo federal em entregar todas as obras um dia paralisadas, por isso, Rondônia não deve virar as costas ao Governo Federal, e aí está o prefeito, que mesmo sem ter obrigação, veio concluir este residencial.”

Finalmente, pronto

A Prefeitura de Porto Velho investiu aproximadamente R$ 30 milhões. O Residencial Porto Belo 1 tem uma característica diferente dos demais: possui varanda e espaço para biblioteca.

Segundo a Secretaria Estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), 1.088 famílias passaram a habitar quatro residenciais na zona leste da Capital, incluindo as 272 que tiveram cadastro aprovados para o Porto Belo 1.

Chaves, que havia falado antes de Confúcio, relatou a situação de falência da empresa que iniciou as obras do residencial e enfatizou a “entrega conjunta.” “É a realização de um sonho: as pessoas aí estão, próximas a fazer as mudanças para o seu lar, abrigo e aconchego”, afirmou a secretária Luana Rocha. A SEAS mantém plantão no residencial para auxiliar o assentamento das famílias.

Parceria de resultados

Chaves e o governador Marcos Rocha destacaram a chegada de novas obras asfálticas ao bairro. Ambos mencionaram Confúcio, que governava o estado durante o início da construção de residenciais para a zona leste.

“Quando existe parceria, quem ganha é a população”, discursou o governador. Luana Rocha, titular da SEAS e primeira-dama do estado, lembrou: “Ele é um governador municipalista.”

“Para atrapalhar tem gente sobrando, mas os poucos que ajudam devem ser reconhecidos”, disse o prefeito Chaves elogiando a equipe de síndicas do residencial lideradas por Patrícia Oliveira.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*