Mosquini articula derrubada de veto de Lula quanto ao Marco Temporal

Mosquini articula derrubada de veto de Lula quanto ao Marco Temporal
Momento no qual Mosquini presidia a sessão que aprovou o Marco Temporal na Câmara.

Mosquini participa de muitas reuniões com lideranças e até com grupos de oposição ao Marco Temporal para a derrubada do veto.

Da assessoria – O diretor Frente Parlamentar em defesa do Agronegócio (FPA) e secretário da mesa diretora da Câmara dos Deputados, Lúcio Mosquini, está articulando junto às lideranças no Congresso Nacional para a derrubada do veto do presidente Lula ao Marco Temporal sobre terras indígenas.  Mosquini é o parlamentar o parlamentar que presidiu a sessão que aprovou o Marco Temporal na Câmara dos deputados que, posteriormente, foi aprovado no Senado.

O presidente Lula vetou o principal ponto da proposta, que estabelece que os povos indígenas só possuem o direito de reivindicar as terras que eles ocupavam no dia 5 de outubro de 1988 – data de promulgação da Constituição Federal. Essa tese jurídica ficou conhecida como Marco Temporal.

Mosquini tem empreendido uma forte articulação nos bastidores para que o Congresso derrube o veto presidencial. “A Frente Parlamentar da Agropecuária, da qual faço parte da diretoria, é constituída por 303 deputados federais e 50 senadores, respeitando os princípios de representatividade das duas Casas Legislativas, estamos trabalhando muito para que a derrubada do veto aconteça e a justiça seja restabelecida”.

Mosquini disse que o veto ao Marco Temporal tem gerado medo e insegurança a muitos produtores de Rondônia e do Brasil.

“Recebo constantemente mensagens de produtores rurais com medo de perderem suas propriedades, isso não é brincadeira, não sabemos para onde o Brasil pode caminhar se isso não for revertido, sendo assim, o Congresso, de forma republicana, tem a missão de restabelecer a segurança jurídica ao homem do campo, e é para isso que estamos trabalhando”, disse Mosquini.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*