Cobrado do Governo conclusão de escola para a maior população Quilombola de Rondônia

Cobrado do Governo conclusão de escola para a maior população Quilombola de Rondônia
Membros da Associação Quilombola do Forte Príncipe (Foto: Divulgação)

O pedido é da deputada Cláudia de Jesus em favor de uma escola na Comunidade Rural Quilombola do Forte Príncipe da Beira.

Francisco Costa – A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) encaminhou indicação ao Governo do estado solicitando que seja feito com urgência a construção da Escola Estadual de Ensino Fundamental na Comunidade Rural Quilombola do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques.

“A conclusão dessa obra vai garantir para a população local o direito à educação de qualidade, segurança e qualidade de vida para crianças e jovens estudantes”, comentou a deputada.

Destinados R$ 400 mil ao Programa de Aquisição de Alimentos de Ji-Paraná
Deputada Cláudia de Jesus. Foto: Fabrícia Lopes

Costa Marques possui a maior população estadual de quilombos, cerca de 1.45 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Uma comunidade carente de políticas sociais, ausência de infraestrutura hídrica, educação e saúde, por exemplo. De acordo com a parlamentar, é responsabilidade do Estado promover a efetiva reparação, incluindo essas famílias em políticas públicas para que tenham cidadania e bem-estar social.

O município possui um acentuado número de estudantes fora da escola e pessoas não alfabetizadas. Segundo a deputada, é lamentável que não exista uma estrutura escolar completa para atender à comunidade que leve em consideração o pertencimento étnico, cultura a partir do território. 

“Existem pessoas preparadas para educar crianças, jovens e adultos. E não seria necessário deslocar esses estudantes para outras localidades”, falou a deputada.

Na Secretaria de Estado de Educação existe um processo aberto para construção da unidade educacional, mas tudo caminha com lentidão. “Para que essa situação seja solucionada é preciso dialogar com Executivo estadual e federal para buscar meios e assegurar o direito de acesso e permanência dos alunos quilombolas na escola, valorizando a diversidade cultural e histórica do lugar”, disse Cláudia de Jesus.

Foto divulgação extraída do site Agência Cenarium

Produção quilombola contribui para resistência das comunidades em Rondônia

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*