Conheça o programa Rondônia Cidadã que Cláudia de Jesus solicita para 27 cidades de Rondônia

O Programa tem como objetivo ofertar, de forma rápida e simples, o acesso a serviços básicos das áreas social, saúde, educação, segurança.

Francisco Costa – Moradores de vinte e sete cidades de Rondônia terão acesso à serviços de cidadania, educação, prevenção, saúde, beleza, lazer e muitos outros. Foi a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) que solicitou do governo estadual a realização das atividades do programa “Rondônia Cidadã” nessas localidades. A parlamentar disse que é importante que a população receba orientações também sobre meio ambiente, segurança alimentar e nutricional, reciclagem, uso das tecnologias e combate às endemias.
“Quando levamos políticas públicas para mais perto das pessoas, isso ajuda no bem-estar de todos. A nossa ideia é que esses atendimentos beneficiem famílias sem condições financeiras e em situação de vulnerabilidade social”, disse Cláudia de Jesus.

A solicitação foi encaminhada para a Casa Civil e Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS). Na indicação parlamentar, a deputada deixa claro que é necessário ampliar por meio do programa, vacinações para todos os públicos com objetivo de manter o controle, eliminação de doenças provocadas por vírus bactérias e como medida preventiva às endemias e pandemias.
Com a participação de entidades parceiras, o Rondônia Cidadã acontece há cinco anos. Em seu pedido, Cláudia de Jesus solicitou execução do programa nos distritos de União Bandeirantes e Baixo Madeira na Capital e nas cidades de Ji-Paraná, Nova Mamoré, Alvorada do Oeste, Vale do Anari, Ministro Andreazza, Castanheiras, Jorge Teixeira, Jaru, Presidente Médici, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Paraíso, Corumbiara, Alto Paraíso, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Cabixi, Alto Alegre dos Parecis, Machadinho do Oeste.

Programa Rondônia Cidadã

O Programa tem como objetivo ofertar, de forma rápida e simples, o acesso a serviços básicos das áreas social, saúde, educação, segurança, entre outros.

Serviços públicos ofertados:
1) Emissão de documentos pessoais;
2).Orientação acerca de trabalho, emprego e renda, relações de consumo;
3).Orientação jurídica gratuita;
4).Atendimento de assistência social;
5).Atendimento de saúde;
6).Ações de educação de trânsito;
7).Outros serviços.

O Rondônia Cidadã, idealizado em 2019 como Projeto Seas Cidadã pela Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), vem contemplando os moradores dos municípios ou distritos com serviços que geralmente só estão disponíveis nos dias úteis. A ação busca agregar os serviços públicos dos Órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado de Rondônia, incluindo Autarquias, Empresas Públicas e Fundações, bem como serviços de Órgãos de outros Poderes, esferas, autônomos do sistema jurídico, instituições pública ou privadas sem fins lucrativos, que ofertam atendimento diversificado para homens, mulheres e crianças, que são envolvidas em atividades interativas e educativas através do conjunto de atividades desta Secretaria, Órgãos e Entidades parceiras.

Objetivos

Proporcionar cidadania, bem como prestar o devido apoio a sociedade, principalmente aos hipossuficientes dos Municípios de Rondônia as quais estão em situação de vulnerabilidade, através do conjunto de atividades desta Secretaria e Órgãos/Entidades parceiras.

Objetivos Específicos

 Prestar atendimento multidisciplinar (assistência social, saúde, beleza, educação, dentre outros) à população;
 Levar a conhecimento do cidadão os direitos e deveres do indivíduo na sociedade;
 Estabelecer com a comunidade vínculo enquanto Governo-Cidadão de forma a aproximá-los aos serviços públicos;
 Transmitir informações quanto ao combate de determinadas doenças e/ou violências;
 Acesso à cidadania.

Serviços

A ação dispõe de serviços essenciais, nas áreas de: cidadania, educação, prevenção, saúde, beleza, lazer, dentre outros. Além das atividades descritas acima, vários outros temas podem ser trabalhados como, por exemplo, assuntos referentes ao meio ambiente, a reciclagem, uso das tecnologias.

Cabe salientar que novas parcerias poderão ser feitas entre Órgãos do Governo do Estado ou outras Entidades conforme a necessidade local de cada município.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*