Idaron fecha postos de fiscalização de Rondônia com o Mato Grosso

Idaron fecha postos de fiscalização de Rondônia com o Mato Grosso
Posto da Idarn de Nova Colina, distrito de Ji-Paraná.

Os postos da MA-28, em Machadinho e de Nova Colina, em Ji-Paraná, estão desativados e a Idaron assume risco sanitário que pode prejudicar cadeia produtiva em Rondônia.

Roberto Gutierrez – A partir de hoje não tem mais fiscalização da agência Idaron nos limites entre Rondônia com o Mato Grosso no distrito Nova Colina, em Ji-Paraná, e na MA-28, em Machadinho do Oeste, que também liga Rondônia a municípios do Mato Grosso.

Trata-se de duas vias terrestres importantes do setor pecuário para Rondônia. Só no agora extinto posto de Nova Colina, distrito de Ji-Paraná, já chegou a passar por mês média de 300 caminhões com rebanho bovino. Boa parte desse gado é para abate nos frigoríficos.

Os fiscais foram surpreendidos na última sexta-feira à tarde com a decisão, a qual restou a eles apenas de ser lotados a onde foi determinado sem a opção de ficar no município de origem.

O desmantelamento, tanto no posto de Machadinho como o de Nova Colina, já estava acontecendo há muito tempo conforme relataram algumas fontes. Policiais militares que garantia a ação dos fiscais nos plantões eram retirados, fata de combustível que inviabiliza o trabalho dos ficais, “e até mesmo a assistência mínima necessária para o funcionamento dos postos”, revelou uma fonte que tem medo de sofrer retaliação.

 

Ao fechar os dois importantes postos em Nova Colina e Machadinho do Oeste, a Idaron e o governo de Rondônia assume risco sanitário que pode levar o Estado de Rondônia a um colapso econômico, haja vista que um surto de Aftosa, por exemplo, poderia colocar todo o trabalho de anos de dedicação à sanidade animal a perder.

O posto de fiscalização da  MA-28, em Machadinho do Oeste fiscaliza a entrada do rebanho das fazendas oriundas de Guatá, Guariba, Aripuanã, 180 e Colniza, importantes municípios da pecuária do Mato Grosso que Rondônia como destino da comercialização de gado, sem contar que está em expansão na lavoura de soja. A situação também não é diferente com o posto de Nova Colina , em Ji-Paraná, que recebe rebanho das fazendas de Rondolândia, Aripuanã e até mesmo de Colniza.

Governo explica o porquê decidiu desativar dois postos da Idaron

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*