Unimed Centro Rondônia reforça apoio na 3ª edição do Projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”

Madeiras apreendidas transformadas em viveiros para produzir mudas de essências florestais, projeto do Poder Judiciário de Rondônia com apoio da Unimed Centro e da Embrapa.

A 3ª edição do projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, de autoria do Juiz Maximiliano Deitos, da comarca de Ji-Paraná, e do Tribunal de Justiça de Rondônia, está em pleno andamento.

O objetivo central do projeto, conforme destacado pelo Juiz Maximiliano Deitos, é transformar madeiras apreendidas em um recurso valioso para o meio ambiente. Essas madeiras são utilizadas na criação de viveiros, onde novas espécies são semeadas. O projeto abrange a coleta de sementes, a criação de um banco de sementes e a implantação, revitalização e fomento da produção de mudas. Seu escopo vai além, visando restaurar áreas de lixões desativados, recuperar as nascentes dos rios de bacias de abastecimento público e industrial, além de promover a recuperação e reflorestamento de áreas de matas ciliares e a arborização urbana planejada, de acordo com os projetos das prefeituras envolvidas.

O projeto

Os viveiros do projeto têm um padrão que pressupõe uma estrutura com as madeiras doadas, além de sombrite e sacolinha para desenvolvimento das mudas. Os municípios também preparam o terreno com maquinários próprios. Já as sementes, 1,5 tonelada de 32 espécies florestais nativas, estão armazenadas em um Banco de Sementes em parceria com a Embrapa e Secretaria Municipal de Ouro Preto do Oeste.

Cada viveiro terá, no mínimo, 30 mil mudas. As construções estão previstas para finalizar em junho deste ano, justamente o mês do meio ambiente. A germinação das sementes ocorrerá até dezembro, pois o plantio deve ser feito nas chuvas. Há viveiros maiores de 50 mil a 80 mil mudas. Os municípios se comprometeram a fornecer um profissional técnico e uma equipe permanente para o plantio e manutenção dos viveiros.

A Unimed Centro Rondônia, como parceira essencial do projeto, contribui de maneira significativa através da doação de sacolas para mudas. Nos últimos três anos, foram doadas mais de 2 milhões e 360 mil sacolinhas, sendo 1 milhão doadas em 2024. O presidente da Unimed Centro Rondônia, Dr. Alcilio de Souza, enfatizou a importância dessa parceria: “Essa parceria demonstra o compromisso da Unimed com a responsabilidade ambiental e os princípios do cooperativismo, bem como, evidência nossa visão de longo prazo. Reconhecendo que os benefícios desse trabalho se estenderão às gerações futuras”.

Essa iniciativa destaca a importância de olhar para além do presente e assumir a responsabilidade pelo legado que deixaremos para as próximas gerações. A Unimed Centro Rondônia está liderando pelo exemplo, mostrando como as empresas podem desempenhar um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável e próspero para todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*