
Medida garante mais tempo para que servidores em Rondônia realizem o recadastramento obrigatório junto ao Iperon.
Cristiane Abreu – O prazo para o Censo Previdenciário 2025 do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Rondônia foi oficialmente prorrogado até o dia 31 de julho. A extensão do período de recadastramento foi garantida após a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentar requerimento na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, posteriormente aprovado pela maioria dos parlamentares em plenário.
A medida busca atender servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) que, por diversos motivos, ainda não conseguiram concluir a atualização cadastral. O censo é obrigatório e essencial para garantir o pagamento dos benefícios previdenciários, bem como a segurança e transparência do sistema estadual.
A deputada Cláudia de Jesus destacou o impacto positivo da prorrogação. “Muitos segurados enfrentaram dificuldades no processo de atualização e não seria justo penalizá-los por isso. A prorrogação garante mais tempo e segurança para que todos possam cumprir essa obrigação, sem correr o risco de terem seus benefícios suspensos”.
O recadastramento pode ser feito pelo site censoiperon.com.br, onde estão disponíveis as orientações, documentos necessários e um canal para agendamentos presenciais — destinado especialmente a quem não possui acesso à internet.
O Iperon reforça que o não cumprimento do prazo pode resultar na suspensão temporária do pagamento dos benefícios, até que a situação seja regularizada. A recomendação é que os segurados não deixem para a última hora.
Faça um comentário