
Produtores com mais de 50 anos de posse e escritura são tratados como invasores; Comissão de Direitos Humanos do Senado deve investigar o caso.
@robertogutierrezd07 rondonia: desapropriação por erro do estado. #marcosrogerio
Famílias rurais de Rondônia afirmam estar sendo expulsas de suas propriedades devido a um erro do próprio Estado. Os moradores relatam que vivem, produzem e possuem escrituras das terras há mais de cinco décadas, mas agora estão sendo classificadas como invasoras em processos de retomada de áreas. Estes relatos, em tom de desespero, ganham eco pelo senador Marcos Rogério (PL-RO).
Diante da situação, foi solicitada uma diligência da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal para apurar as denúncias e ouvir os agricultores afetados. A iniciativa que parte do senador Marcos Rogério, busca garantir que os direitos das famílias sejam respeitados e que o Estado assuma a responsabilidade pelos títulos emitidos no passado.
“O Estado que deu o título não pode ser o mesmo que agora toma a terra. É hora de defender quem trabalha, produz e sustenta o país”, afirmou o Marcos Rogério que apresentou o pedido de diligência.
A expectativa é que a comissão visite a região nas próximas semanas para coletar depoimentos e avaliar medidas de reparação.
Faça um comentário