De Peninha na mira do MP ao possível protagonismo de Euma Tourinho e Faro-Fino, a política já começa a se movimentar nos bastidores de Rondônia.
Voto de Evangélico
O deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP) encaminhou uma representação ao Ministério Público de São Paulo pedindo que o órgão investigue o comunicador Eduardo Rômulo Bueno, o Peninha, por supostamente ter defendido, em vídeo publicado na plataforma Youtube, que evangélicos tenham seu direito ao voto retirado.
Metáforas
Peninha explicou à Coluna Rada (VEJA) que suas gravações são repletas de “exageros e metáforas” e que não defendeu exatamente que evangélicos percam o direito ao voto. Segundo o comunicador, suas declarações foram uma espécie de lamento por votos que ele considera como “retrógrado, reacionário, nefasto” e que tenham eleito políticos que ele classifica como “amedrontadores”.
Onde andará Euma Tourinho?
Podemos ou não podemos ter Euma Tourinho como candidata em 2026?
Aliás, sorte mesmo é a do Podemos, por ter em suas fileiras alguém com o potencial político e a credibilidade de Euma.
Ela pertence a uma das famílias mais tradicionais de Rondônia, fez carreira no Poder Judiciário e, ao se aposentar, entrou na política. Foi candidata pela primeira vez em 2024 e terminou em 4º lugar na disputa pela Prefeitura de Porto Velho, resultado que, longe de ser fracasso, mostrou que seu nome tem peso, voto e futuro.
Se o Podemos souber jogar, pode estar diante de um dos nomes mais promissores para 2026.
Faro-Fino seria a bola da vez?
Nos bastidores da política em Ji-Paraná, uma pergunta começa a circular com cada vez mais força: o repórter/apresentador Faro-Fino, do SGC, poderia ser a nova aposta da família Gurgacz para ingressar na política como candidato a deputado?
Nada está confirmado. Porém, é inegável que Faro-Fino reúne atributos que chamam atenção: é um dos apresentadores mais populares de Ji-Paraná, tem credibilidade, simplicidade e uma legião de seguidores, características que, em tempos de comunicação direta e redes sociais, valem ouro.
Padrinho político
Não podemos esquecer que o senador Marcos Rogério e a deputada Silvia Cristina são frutos de apostas políticas do ex-senador Acir Gurgacz. Ambos ganharam espaço dentro do grupo de comunicação da família Gurgacz, chegaram ao Congresso Nacional, criaram asas e hoje são nomes importantes da política de Rondônia.
Acir tem “olho clínico”
Muito embora não haja nada confirmado sobre uma possível candidatura, Faro-Fino reúne, na atualidade, qualidades intrínsecas que Acir Gurgacz enxergou em Marcos Rogério e Silvia Cristina quando decidiu dar a eles todas as condições para elegê-los, pela primeira vez, à Câmara Federal.
“Roberto Gutierrez é jornalista. Na comunicação desde outubro de 1976, passou por todas as mídias e há quase três décadas é editorialista e analista político.”
Faça um comentário