Drenagem e saneamento básico em audiência pública

A Audiência do próximo dia 16 será a oportunidade para a população conhecer e discutir o projeto de macrodrenagem elaborado pela Prefeitura de Ji-Paraná.

Leandro NunesA prefeitura de Ji-Paraná realiza no próximo dia 16 de agosto, na Câmara Municipal, a audiência pública com o objetivo de submeter à discussão pública o Projeto de Macrodrenagem, iniciativa com a qual o executivo municipal vai canalizar todos os igarapés e construir galerias pluviais em 100% do perímetro urbano. Esta é uma das quatro grandes frentes do Plano Municipal de Saneamento Básico, que está sendo elaborado desde o início da gestão do prefeito Jesualdo Pires e é considerado uma das maiores prioridades para a cidade.

Esta oportunidade, que dará à população a chance de debater o projeto, sucede a de validação técnica já concluída pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e que consumiu esforços de seus técnicos nos últimos seis meses. “Esta etapa do dia 16 é muito importante porque a população vai tomar real conhecimento do projeto e terá a chance de acrescentar melhorias”, explica o vice-prefeito e secretário do Planejamento de Ji-Paraná, Marcito Pinto. “Nosso terreno é muito arenoso e com as chuvas fortes muitas ruas se desconfiguram nos bairros. Com a drenagem destas águas em grandes tubos enterrados no solo, isto vai parar de acontecer”, frisa o vice-prefeito.

Depois desta fase, que vai consolidar a validade jurídica do processo, terá início a gestão financeira na forma da busca de recursos monetários junto ao governo federal, estipulados pela Seplan em 206 milhões de reais, suficientes para realizar a macrodrenagem em todo o município. Depois, e por fim, terá lugar o projeto executivo, instrumento que permitirá à prefeitura de Ji-Paraná licitar e contratar as empresas responsáveis pela execução do trabalho.

“Com este projeto da macrodrenagem a prefeitura fecha o quarteto de grandes obras para a nossa cidade e que se referem à drenagem de águas pluviais, ao abastecimento de água potável, ao esgotamento sanitário e ao tratamento  correto de resíduos sólidos”, acrescenta o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná (Agerji), Clederson Viana Alves. Com isso, e de acordo com a agência, o município vai enquadrar-se entre os 5% dos municípios brasileiros que possuem planos setoriais de saneamento básico já em fase de execução.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*