A Associação Jiparanaense de Apoio e Desenvolvimento da Arte de Capoeira (Abadá Capoeira) encerrou o ano de 2017 com uma importante conquista. A entidade, através de seu presidente, Ronildo Farias ‘Rone Farias’, recebeu do deputado Airton Gurgacz (PDT) a confirmação do empenho de R$ 125 mil, a ser investido na compra de uma caminhonete. O dinheiro já foi depositado pelo governo do Estado na conta da instituição, através do trabalho do parlamentar, destinando o recurso de suas emendas.
De acordo com Rone Farias, o pedido foi feito ao deputado, ainda no seu primeiro ano de mandato, mas por questões burocráticas e documentais da própria instituição, não foi possível a liberação mais rápida, sendo somente viável no final de 2017. “Estamos todos satisfeitos com o trabalho do deputado e sua equipe, em poder ter conseguido esse importante investimento”, declarou.
Abadá de Capoeira
De acordo com o seu presidente, o projeto ‘Capoeira na Comunidade Escola e Cidadania’ conseguiu alcançar, em 2017, mais de 400 pessoas, entre crianças e adolescentes, em Ji-Paraná. As instruções são ministradas por 10 professores, todos voluntários, em escolas da rede municipal e estadual de ensino, bem como no projeto ‘Roda Moinho’, Fundação Cultural e na comunidade Nossa Senhora Aparecida.
Participam do projeto pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, sendo a maioria crianças e adolescentes. A entidade, em Ji-Paraná, foi instituída no ano de 1.990 com objetivo de oferecer as técnicas da capoeira e conhecimentos filosóficos e as tradições da arte genuinamente brasileira, desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens, contribuído para a formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito e na socialização.
A Associação Abadá de Capoeira também oferece cursos de pintura e artesanato em MDF. “Ao contrário do deputado Airton, poucos políticos demonstram essa preocupação com o laudo social”, concluiu Rone Farias.
Airton
Ao confirmar que o recurso já estava disponibilizado em conta, o deputado Airton Gurgacz se disse gratificado em poder contribuir com mais uma importante entidade social de Ji-Paraná.
“Este veículo chega para ajudar na logística das atividades. Antes todo o material usado nas aulas, fora de sua sede, era transportado em motocicletas. Agora, esse transporte passará a ser feito pela caminhonete, que ajudará também no trabalho social da associação junto às comunidades carentes”, declarou.
Faça um comentário