Uma multidão tomou as ruas e avenidas de Ji-Paraná na cavalgada de abertura da 39ª Expojipa – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná, promovida pela Associação Rural de Rondônia (ARR) no período de 26 a 30 de setembro no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. A concentração começou às 8h30 com saída às 10h no centro da cidade, entre as Avenidas Clovis Arraes, antiga Villagran Cabrita e marginal da BR-364. Diferente das edições anteriores, a cavalgada que sempre ocorreu no sábado, resgatou sua tradição da década de 1980, sendo realizada no domingo. O prestigio popular, reafirmou o status de maior cavalgada do Norte do Brasil, reunindo média de seis a sete mil cavaleiros e amazonas e um total de 20 mil participantes, entre aqueles que desfilaram e acompanharam o evento das calçadas e sacadas de prédios.
Após, o hasteamento das bandeiras com o prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto; vereador Edilson Vieira; secretário de Governo Nilton Cezar, representando a governador Daniel Pereira; presidente da ARR, Sérgio Ferreira, ladeado pelos Capitães da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e rainha, princesa e madrinhas da Expojipa a cavalgada seguiu pela BR 364, avenida Brasil e T-20, finalizando no Parque de Exposições.
“Nós estamos aqui no viaduto do Segundo Distrito e nossa cavalgada está ainda na Clovis Arraes no Primeiro Distrito, isso com pista já toda tomada por essa multidão. Essa é a comprovação maior do sucesso desde evento, que reúne a família e amigos da cidade, de outros municípios e Estados da Federação para prestigiar nossa feira”, disse Sérgio Ferreira, presidente da ARR.
Os participantes não se intimidaram diante da temperatura de mais de 30 graus, pois o calor humano era muito superior.A cavalgada contou com mais de 200 policiais militares dos batalhões de Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes, além das Policias Civil, Ambiental, Federal, Rodoviária Federal e Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Não houve acidentes durante o percurso, com exceção de um caminhão, que entrou na pista e atrapalhou a cavalgada, situação que foi contornada rapidamente.
“Uma feira como essa é de vital importância para nossa economia, por aquilo que ela representa para o setor do agronegócio e para a economia da região central de Rondônia movimentando mais de 600 milhões e reunião na feira público de quase 200 mil pessoas”, ressaltou Marcito Pinto prefeito de Ji-Paraná.
Ao longo da avenida Brasil os comerciantes aproveitaram o dia para fomentar as vendas; enquanto outros montaram camarotes com musica ao vivo, espaço com alimentação, bebidas e água para hidratação. Houve ainda pontos de apoio com cochos para os animais. Já a Sedam e a Policia Ambiental reforçaram a fiscalização no combate a maus tratos, como: excesso de peso nos cavalos e carroças e uso de objetos pontiagudos e perfurocortantes.
A cavalgada encerrou no Parque de Exposições onde foi servido um delicioso arroz carreteiro com direito a musica ao vivo para os participantes.
Wilson Neves
Assessoria de Imprensa da ARR
Faça um comentário