Ji-Paraná aguarda mais lotes para vacinação

Vacina Ji-Paraná

Vacinação contra covid-19 segue o Plano Municipal de Vacinação em Ji-Parana, mas depende da chegada de mais vacinas.

O município Ji-Paraná aguarda a chegada de outros lotes de vacina contra o novo coronavírus (covid-19), para elaborar o calendário de aplicação dos imunizantes nos grupos definidos pelo Governo Federal. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), antes da chegada da primeira vacina, elaborou um Plano Municipal de Vacinação, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

A imunização dos profissionais de saúde, idosos com mais de 80 anos e indígenas foi priorizada, sendo concluída a vacinação de todos nesta sexta feira 12.  Ainda na primeira fase de vacinação, serão contemplados os idosos com 75 anos ou mais, que aguardam a chegada do próximo lote.

O Diretor do Departamento da Vigilância em Saúde Milton Rodrigues, informou que a Semusa montou uma escala para a equipe de imunização, “ao chegar o novo lote, a equipe de vacinadores   é convocada de imediato para maior agilidade na vacinação”. Concluiu o Diretor.

Segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), chegou no 1º lote CoronaVac – 49.208 doses; 2º lote CoronaVac: 8.200 doses; 1º lote AstraZeneca: 13.000. Com o terceiro lote da CoronaVac   com 36.600 doses, contabilizando 107.008 doses dos imunizantes.

Seguindo o plano de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde, acompanha as seguintes fases:

Fase 1: Profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e pessoas entre 60 e 75 anos que estão internados em asilos e instituições psiquiátricas.

Fase 2: Pessoas entre 60 e 74 anos que não estão internados em asilos e instituições psiquiátricas.

Fase 3: Cardiopatas, diabéticos, hipertensos, transplantados, pessoas com câncer, anemia falciforme e outras doenças.

Fase 4: Professores, funcionários de escola, profissionais de Segurança Pública, apenados, funcionários do sistema prisional, quilombolas, moradores de rua e portadores de deficiência.

Em Ji-paraná, a segunda aplicação será realizada com 28 dias contados a partir da primeira dose, conforme orientação do Ministério da Saúde. Desde o primeiro dia da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recebeu (5.122) doses para imunizar os povos indígenas, profissionais da saúde e idosos de 80 anos ou mais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*